Esse artigo é exclusivo para assinante.
Para acessar, faça login ou adquira já a sua assinatura.

Já sou assinante!

16.5 C
Curitibanos
quarta-feira, 06 de julho de 2022

CAMEM realiza nova visita na UFSC de Curitibanos

Quatro profissionais analisaram estruturas da região para implantação do curso de Medicina

De quarta-feira (27) até o último sábado (30), a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) esteve em Curitibanos e região para avaliar as estruturas de educação e saúde, especialmente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) campus Curitibanos, para decidir sobre a viabilidade da implantação do curso de Medicina.

Segundo o diretor da instituição Juliano Wendt, a equipe médica visitou as instalações da Universidade, tanto no Cedup quanto na sede da instituição, a Unidade de Saúde Central e também as unidades básicas de saúde nos bairros Bom Jesus, São Francisco e Cohab. “Tivemos algumas reuniões com o grupo de docentes, direção, administração superior da universidade, e uma reunião com o secretário de Saúde e com o prefeito Kleberson”, relata Juliano.

A equipe é formada pelos médicos André Luiz dos Santos Cabral, Maria Cristina de Andrade, e Maria Eugênia Bresolin Pinto, que pela primeira vez avaliam as estruturas da região e Marcelo Di Bonifácio, que já participou da comissão anterior que apresentou parecer negativo para a instalação do curso em novembro de 2021.

O diretor comenta que a expectativa com esta última visita é muito boa, destacando que a comissão teve um novo olhar, principalmente por detectarem avanços da última comissão que veio em setembro. “Tivemos avanços, tanto na universidade, com a contratação de mais uma docente, sinalização por parte da administração Central da Universidade para contratação de mais outros dois docentes com formação médica, que estavam aprovados em concurso público, tivemos os livros que naquele momento não estavam disponíveis e hoje estão, e também detectaram alguns avanços na rede de Saúde, principalmente porque a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bom Jesus entrou em operação e naquela época não existia. Nesta UBS, inclusive, tem um espaço que será destinado para o curso, caso seja realmente aprovado”, adiantou Juliano.

O prefeito de Curitibanos Kleberson Lima comentou estar confiante sobre a implantação do curso no município. “Achei muito positiva a visita dos membros da comissão, muito receptivos e atenciosos, creio que eles gostaram muito da estrutura do município e penso que ficou uma ótima impressão em relação a esta visita. Eles estão vendo o curso somente nos dois primeiros anos, isso já é uma conquista, pois penso que te[1]remos tempo para organizar as estruturas posteriores”, destaca Kleberson.

Assim como nas outras comissões, a equipe tem prazo de 30 dias para emitir os relatórios sobre a visita. Após a disponibilidade do parecer, a Universidade fará as mudanças necessárias, para que, em caso positivo, consigam a portaria de autorização para o início do curso.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Clique no link para participar:

WhatsApp

Destaques

Últimas notícias