Esse artigo é exclusivo para assinante.
Para acessar, faça login ou adquira já a sua assinatura.

Já sou assinante!

16.5 C
Curitibanos
quarta-feira, 06 de julho de 2022

Combustíveis

‘A substituição dos combustíveis fósseis é irreversível’

Por Elton Zuquelo


(Foto: Divulgação)/

O preço dos combustíveis derivados do petróleo está provocando reações também nos Estados Unidos, que lançaram mão da reserva estratégia de petróleo no intuito de conter a alta de preços do pro duto, segundo noticiado. A estratégia americana não teve os resultados esperados, prosseguindo os reajustes de preços da commodity, havendo preocupação do governo dos EUA, tal qual no Brasil, com a inflação provocada pelo alto preço dos combustíveis. No Brasil, a situação segue de acordo com o mercado internacional, atingindo os preços dos combustíveis picos inéditos, o que leva o consumidor a questionar sobre a produção do petróleo brasileiro.

Havia uma expectativa muito positiva com o aumento da produção de petróleo pelo Brasil, falando-se por ocasião do descobrimento do pré-sal em autonomia ou próximo disso, sendo que a situação atual é de prática de preços consoantes com o mercado interna cional, sem que se saiba qual proveito aos brasileiros, do petróleo produzido aqui, visto como preços internacionais dão a entender preços de importação do produto

A Petrobrás, após os saques sofridos da corrupção, adota política austera, ao que se apresenta, para manter equilibradas suas contas, integrando essa política também a redução de seu ativo imobilizado, tendo já alienado oito refinarias para investidores árabes. Considerando-se a tendência mundial de substituir os combustíveis fósseis por energias limpas, como a energia elétrica, quer parecer que a Petrobras esteja no caminho certo de venda de ativos enquanto possuem valor.

Essa nova realidade que se apresenta em relação à energia motriz dos veículos automotores deverá provocar uma sensível alteração da situação atual, em que os derivados de petróleo são os combustíveis mais utilizados. Se o avanço da energia elétrica prosseguir com a velocidade e o entusiasmo do momento, quer parecer que no Brasil, no prazo de 30 anos, muitos postos de combustíveis deixarão de existir.

Com isso, a cadeia de atividades ligadas a esses combustíveis sofrerá grande redução ou a total desativação. Assim o refino do petróleo, distribuição, transporte e comercialização possivelmente deixarão de existir. Ao que se mostra, a substituição dos combustíveis fósseis é irreversível, livrando a atmosfera dos gases tóxicos derivados de sua combustão. Esse ganho ambiental é a principal razão para o desenvolvimento de novas tecnologias para utilização de energia renovável.

Nessa perspectiva de melhoria da qualidade de vida na Terra, dá-se boas-vindas às energias limpas

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Clique no link para participar:

WhatsApp

Destaques

Últimas notícias