Esse artigo é exclusivo para assinante.
Para acessar, faça login ou adquira já a sua assinatura.

Já sou assinante!

11.2 C
Curitibanos
quarta-feira, 06 de julho de 2022

Asfaltamento

‘A cultura das rotatórias está sendo de difícil assimilação’

Por Elton Zuquelo


(Foto: Divulgação)/

Conforme o encaminhamento da administração municipal anterior, está acontecendo o asfaltamento de ruas da cidade, obra que traz comodidade e embelezamento à zona urbana.

Como já pontuamos neste espaço, constitui anseio das lideranças políticas e da população em geral de nosso município que a atual administração realize o amplo asfaltamento das ruas da cidade, de modo especial aquelas vias que já receberam a tubulação de coleta de esgoto. Não se conhece o pensamento do prefeito municipal sobre esta questão, sendo crível de que o mesmo, na linha do prefeito anterior, tenha essa política a executar durante o seu mandato.

De reconhecer que o ex- prefeito Dudão muito fez em pavimentação de vias urbanas e na iluminação pública, sendo momento agora da pavimentação asfáltica mais abrangente, revitalizando assim o centro da cidade e as principais ruas dos bairros. Essa pavimentação, aliada a boa iluminação pública, produz um ganho social apreciável, pelo afastamento da marginalidade, pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e pela valorização dos imóveis. Esse fenômeno positivo já ocorreu em diversos locais da cidade em que foram implementadas tais obras e serviço público.

Outra melhoria importante está relacionada à alteração de vias preferenciais, padronizando, o quanto possível, as preferenciais paralelamente às principais vias da cidade, Av. Salomão Carneiro de Almeida e rua Vidal Ramos, com sentido norte-sul. Trata-se de racionalizar ainda mais o trânsito urbano, estabelecendo-se, com o tempo, a cultura de trânsito preferencial nas ruas com sentido norte-sul, sul-norte. Já a cultura das rotatórias está sendo de difícil assimilação para diversos motoristas.

Em estando em trânsito pelas avenidas Rotary e Lions, sentem-se em via preferencial e cruzam as zonas das rotatórias sem diminuição da velocidade e “atropelando” veículos que estejam naquele espaço, por vezes distribuindo as gentilezas de buzina e xingamentos. Causa perplexidade essa dificuldade de entendimento da regra simples de trânsito, existente em grande parte dos centros urbanos. Fé e esperança de que as rotatórias desta cidade sejam corretamente utilizadas. Aos poucos o complexo viário da cidade vai melhorando, trazendo comodidade aos usuários e embelezando o ambiente. Com a ampliação da pavimentação asfáltica, em muito afetará positivamente a imagem do município.

Uma questão que a administração pode prevenir é o surgimento de vegetação junto ao passeio das ruas que recebem asfalto, situação que requer manutenção e, com o tempo, prejudica a aparência da via. Quando do asfaltamento, necessária maior quantidade de material até a junção com o meio-fio, para evitar o espaço onde se forma a vegetação. Também as lombadas existentes na cidade, algumas apresentam-se demasiadamente altas, causando um desconforto desnecessário aos ocupantes dos veículos. Assim aquelas da av. Jorge Lacerda, exemplificativamente. Parece razoável que a administração pública, juntamente com o Conselho Municipal de Trânsito estabeleçam medidas de padronização das lombadas, dimensões a serem utilizadas na construção de novas lombadas, promovendo ainda a adequação daquelas fora desse padrão

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Clique no link para participar:

WhatsApp

Destaques

Últimas notícias