10.6 C
Curitibanos
quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Até 60 milhões de toneladas de grãos podem ficar retidas na Ucrânia

Presidente ucraniano afirmou que estava trabalha com as Nações Unidas (ONU) para tentar abrir um corredor seguro que permitiria à Ucrânia exportar grãos

Até 60 milhões de toneladas de grãos podem ficar retidas na Ucrânia até o outono, que começa em setembro no hemisfério Norte, se o país continuar enfrentando bloqueios nas exportações. O alerta foi feito pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a repórteres em Kiev na segunda-feira (4).

“Você sabe, 22 milhões de toneladas estão retidas agora”, disse Zelensky. “Também esperamos cerca de 60 milhões de toneladas no outono. Então estaremos em uma situação muito difícil, muito difícil”, pontuou.

O presidente também disse que estava trabalhando com as Nações Unidas (ONU) para tentar abrir um corredor seguro que permitiria à Ucrânia exportar grãos de seus portos do Mar Negro.

“Estamos interessados nisso como exportadores. Estamos interessados nisso, para que nossos agricultores continuem trabalhando para o próximo ano, para a próxima safra. Para fazer isso, precisamos exportar todos esses grãos – cevada, trigo, milho, etc”, disse Zelensky.

“Do nosso lado, o estado ucraniano não está perdendo tempo e estamos trabalhando em várias vias ferroviárias e portos fluviais para a exportação de nossos grãos, e estamos aumentando essa exportação a cada dia”, disse.

Por Kostan Nechyporenko e Olga Voitovych da CNN

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Clique no link para participar:

WhatsApp

Destaques

Últimas notícias