Depois de quatro anos sem a realização da tradicional “Festa dos Alemães”, neste fim de semana, a Paróquia do Planalto Central Catarinense – Igreja de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) (Igreja dos Alemães) comemora mais uma edição do evento em Curitibanos, também para celebrar os 65 anos da instalação da comunidade na cidade.
A presidente da Paróquia Laura Irena Lang destaca que a receptividade das pessoas está sendo muito boa, confirmando as expectativas de mais um grande evento. De acordo com a pastora da igreja Camila Elisa Schütz, a organização da festa vem sendo marcada pela união de toda a comunidade evangélica de confissão luterana, envolvendo Curitibanos, Santa Cecília, Frei Rogério e Brunópolis. “Depois da pandemia, este é o primeiro grande evento paroquial de uma festa muito tradicional para a cidade. Queremos usar o momento para celebrar a vida, a saúde, a vacina e o reencontro com o retorno das atividades presenciais”, argumenta, lembrando que, no domingo, haverá celebração religiosa, aberta a toda a população. “Além de comemorarmos com festa, comida e diversão, também é um momento de espiritualidade, que é o motivo de termos igreja”, justifica.
Para Camila, o engajamento para realização da festa pode ser traduzido pelo sentimento de gratidão, considerando que foram tempos muito difíceis para todos, com a perda de pessoas muito ativas em todas as comunidades. “Por isso queremos celebrar a vida e contar com a união de todos. ”, concluiu.
Programação
Sexta-feira (14) – venda de cucas a partir das 9 horas.
Sábado (14) – venda de cucas das 9 às 15 horas; venda de assados de leitão e galeto, a partir das 11h30’.
Domingo (15) – venda de churrasco e maionese; 10 horas – celebração religiosa na igreja; 14 horas – matinê dançante, venda de bolo e pastel.
Toda a programação acontece no salão de festas da igreja na Rua João Caetano da Silva, número 199, no Centro.