10.6 C
Curitibanos
quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Curitibanenses em 1º no Vestibular

Kalyane Alves


Fabrício e Laura garantiram o 1º lugar no vestibular da Udesc (Foto: Kalyane Alves)

Dois estudantes curitibanenses, da EEB Casimiro de Abreu, foram motivo de muito orgulho para a cidade ao passarem em 1º lugar na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Fabrício Bianco Lopes, 18 anos, garantiu a vaga no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, para Lages, com a nota 63,7. Já Laura Gabriela Albino de Almeida, 18 anos, destacou-se em Engenharia Civil, para Ibirama, com a pontuação em 49,23.


DISCIPLINA

Fabrício iniciou os estudos preparatórios para o Enem e vestibulares em 5 de fevereiro deste ano. Segundo ele, a primeira grande decisão foi ter de escolher fazer cursinhos online, já que presencialmente os horários não fechavam. O jovem estudava em casa, diariamente, entre quatro e sete horas, dependendo do conteúdo.

Ao ver o resultado do Vestibular, o estudante revelou que não soube como reagir. Primeiramente, correu para contar e abraçar a mãe Neuza Ribeiro Lopes, grande incentivadora do filho. “A sensação é de gratidão por todo o esforço que fiz durante o ano”, comemorou o jovem, brincando que teve de dormir e acordar para realmente acreditar que não era um sonho.

Para a mãe do jovem, o resultado do filho pode ser definido pela palavra disciplina. “O Fabrício trancava-se no quarto e esquecia do mundo. Meu incentivo para ele, além de não atrapalhar, era levar um cafezinho e fazer o lanche que ele gostava. Foi a maneira que encontrei de ajudá-lo”, afirmou a mãe.

Além do curso na Udesc, Fabrício inscreveu-se, também, para Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “A Engenharia Ambiental e Sanitária, até o momento, seria minha segunda opção, porém, agora, fiquei com dois corações. O resultado da UFSC sai em janeiro e estou com ótimas expectativas”, relatou.

Entre as dicas deixadas pelo adolescente para os próximos vestibulandos, ele destaca a escolha de um objetivo, ter foco, desenvolver uma rotina e encontrar a sua própria maneira de estudar, pois cada um tem afinidade com uma forma. Outro ponto frisado por ele é ir despreocupado e confiante para as provas. E, apesar de o estudo ser o principal, Fabrício defendeu que é necessário ter um pouco de lazer no meio disso tudo, para não enlouquecer. “O ensino público é muito importante. Ele dará uma projeção para nossa família e vai me gerar muitas outras oportunidades”, salientou.



“A sensação é de gratidão por todo o esforço que fiz durante o ano”, comemorou Fabrício (Foto: Kalyane Alves)


DETERMINAÇÃO

Um misto de emoção e agitação também atingiu Laura ao descobrir que passou no curso escolhido e, principalmente, por estar em 1º lugar no ranking de notas. Durante o ano, ela dedicou-se quase que integralmente aos estudos, indo para a escola na parte da manhã, estudando na metade da tarde em casa e fazendo cursinho pré-vestibular à noite.

Laura passou na Udesc, Univali e Unoesc para Engenharia Civil. Agora, ela aguarda o resultado da prova da UFSC, que deve sair em janeiro. Por ter feito a prova no meio do ano, a jovem achou que o vestibular de Verão estava mais complicado que o de Inverno. “Acredito que, dessa vez, a concorrência estava maior. Esse foi o maior desafio”, relatou.

As principais táticas utilizadas por Laura, incluindo o período de estudos intensivo, foi de revisar os conteúdos, fazer bastante resumos e não ir nervosa para a prova. “Acredito que prestar atenção nos detalhes da avaliação é o que gerará o sucesso. Estudando, você consegue interpretar as questões, e os simulados antes do vestibular são importantes para ter uma base de como é a prova realmente”, ressaltou a jovem.

A mãe de Laura, Michele da Silva Albino, evidenciou que já imaginava o resultado que a filha teria. “Ela sempre foi muito dedicada e inteligente. Eu tinha certeza de que o efeito desse esforço dela seria assim”, pontuou. Segundo Michele, a partir de agora, a filha trará cada vez mais orgulho à família, pois enxerga um futuro promissor para ela.


“Acredito que prestar atenção nos detalhes da avaliação é o que gerará o sucesso”, pontuou Laura (Foto: Kalyane Alves)

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Clique no link para participar:

WhatsApp

Destaques

Últimas notícias