Na semana passada aconteceu em Lages a 22ª edição da Olimpíada das APAEs de Santa Catarina. O evento reuniu mais de 1.100 participantes, entre atletas, professores, dirigentes, árbitros e equipes de apoio, de acordo com estimativa dos organizadores.
A APAE de Curitibanos, integrando a delegação da região Planalto, participou com cinco atletas: Dirceu Amaral de Britto, que fez parte das equipes de futsal e atletismo (200m); Dhonathan Ferreira Linhares, que integrou a equipe do futsal; Gabriel dos Santos Buzinski , que participou pelas equipes de futsal e atletismo (100m e 200m); Gregory Correa da Luz, no futsal e Jéssica Schmidt, que integrou a equipe do atletismo feminino (400m e 800m).
A professora Adriana Machado do Nascimento e o professor Eduardo Marcondes de Marco, acompanharam a equipe.
Conquistas:
A regional Planalto, conquistou ao todo 16 medalhas, sendo: 3 de bronze, 7 de prata e seis de ouro. A atleta de Curitibanos, Jéssica Schmidt conquistou dois ouros no atletismo, na prova dos 400m e nos 800m e com isso se classificou para a Olimpíada Nacional das APAES, que acontecerá no final do segundo semestre em Aracaju (SE).
A equipe de Futsal da regional planalto, que contou com quatro atletas da APAE de Curitibanos, foi a vice-campeã da Olimpíada, ficando com a medalha de prata.

“Para os alunos, a participação foi muito importante, pois depois de dois anos de pandemia, esse foi o primeiro evento presencial. Os alunos/atletas se sentem importantes e motivados, pois competem com pessoas iguais, sem discriminação e preconceito, superando seus limites e dificuldades”, disse a professora Adriana, enaltecendo a importância do evento para o desenvolvimento dos alunos.
A Olimpíada foi organizada pela Federação das APAEs de Santa Catarina em parceria com a prefeitura de Lages. Os alunos/atletas das APAEs de todo o estado, organizados em 18 regionais, participaram dos jogos nas modalidades de atletismo, basquetebol, bocha Rafa Vollo, bocha paralímpica, futsal, handebol, natação e tênis de mesa.