35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Setembro - Mês do Médico Veterinário

16 Setembro 2018 09:15:00


Marcos Vinícius de Oliveira Neves - Médico Veterinário e Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC)


       No mês em que os Médicos Veterinários comemoram seu dia, os profissionais também celebram o cinquentenário da regulamentação da atividade. Nos últimos 50 anos cresceu de forma exponencial a relevância do trabalho que desenvolvemos e o reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. Atualmente são mais de 80 áreas de atuação, o que vem atraindo um número cada vez maior de jovens que sonham com uma carreira promissora.

       No Brasil, onde o setor agropecuário é o motor da economia, a atuação dos Médicos Veterinários ganhou uma proporção ainda maior. Nossas atividades estão diretamente ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor. Em Santa Catarina, a competência de nossos colegas foi fundamental para que nosso Estado se tornasse uma referência na avicultura e suinocultura. Somos também o único Estado brasileiro reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação, temos um status sanitário diferenciado e privilegiado em relação ao restante do país.

"A Medicina Veterinária nunca se fez tão

presente nos lares brasileiros como hoje "

Há 20 anos nossa categoria foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde. E, em 2011 o Ministério da Saúde incluiu a Medicina Veterinária junto às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Ou seja, temos a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

A Medicina Veterinária nunca se fez tão presente nos lares brasileiros como hoje. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos lares brasileiros possui pelo menos um pet. E o universo dos cuidados com os animais pode ser comparado ao dos seres humanos, tamanha tecnologia e conhecimentos atuais. Conforme o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) o Brasil conta com aproximadamente 110 mil Médicos Veterinários atuantes, sendo seis mil deles registrados em Santa Catarina. A todos estes profissionais nossa saudação e reconhecimento pela escolha desta linda carreira.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711