37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
OPINIÃO

Quem são os santos?

'Canonizados pela igreja, nos são colocados como exemplo'

Tereza Conceição de Souza - Professora aposentada


Tereza Conceição de Souza - Professora aposentada. (FOTO: DIVULGAÇÃO)

No dia 1º de novembro é a festa de Todos os Santos. Os Santos canonizados pela igreja nos são colocados como exemplo, por que viveram no amor e na justiça de evangelho. É a festa dos pobres, sofredores, misericordiosos, justos, pacificadores e perseguidos. Porém, os Santos não são somente aqueles que estão no céu. Há também os que ainda aqui se reencontram, vivos, os fiéis à verdade de Cristo. São os que lutam para romper os laços com o mal, ódio, injustiça, desrespeito, mentira, deslealdade e se esforçam para viver em comunhão. 

Então, ficam assim as categorias dos Santos na igreja: Santos Triunfantes, que já chegaram no céu; Santos Padecentes, que estão no purgatório; e Santos Militantes, que combatem ainda na terra, que somos nós. Mas o que significa a Comunhão dos Santos? A Comunhão dos Santos é uma verdade de fé, da Igreja Católica, que repetimos no Creio.

1 - Viver em comunhão com os Santos do céu, sem viver em comunhão com os Santos da Terra;

2 - Prestar homenagem aos Santos de mármore, ou gesso e desprezar os Santos de Carne;

3 - Relembrar os Santos que vivem no céu e abandonar os Santos que passam seu tempo servindo os desamparados é hipocrisia.

Viver em comunhão com os Santos significa viver em comunhão com todos os pobres, aflitos, sofredores, puros de coração, semeadores da paz e justiça, praticantes do perdão e misericórdia, e com os perseguidos por causa do evangelho. Os Santos que precisam de ajuda recorrem confiantes aos irmãos do céu que tudo têm em Deus. E essa confiança, intercessão, interesse de uns pelos outros, aqui e lá no céu, e a ajuda, o que continua a servir na prece e no dom, é a Comunhão dos Santos.

Por isso, rezamos creio na Comunhão dos Santos. É um dos mais lindos dogmas de nossa igreja e a gente conhece tão pouco. Quase não refletimos sobre ele, não aprofundamos. E, quase inconscientes, o praticamos.

OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711