37 anos.png
37 anos.png
  
barra números site.png

Contestando o Contestado


Pedro Henrique Carvalho - Gerente administrativo 

O exílio involuntário da região de Curitibanos do Vale do Contestado, além de ser grave, é vergonhoso para Santa Catarina. Não há alternativa turística razoável sem a memória efetiva do território e da população nele existentes.

Para recordar, durante a Guerra do Contestado, o território de Curitibanos abrangia mais de 25 municípios (hoje emancipados), onde aconteceram os eventos de maior relevância do conflito, não esquecendo que a área urbana da sede do município foi incendiada quase que por completo pelos jagunços rebeldes. Nenhuma outra cidade foi tão afetada como foi a de Curitibanos.

"É com a nossa terra que estão brincando"

Trabalhamos e nos destacamos ano após ano no cenário estadual, tanto social e economicamente, para levantar-se, literalmente das cinzas, uma região que, ao longo dos anos, é esquecida pelo estado, prejudicada pelo favoritismo dos vales europeus e litorais. Logo, a troca do nome para "Vale dos Imigrantes" mostra a insignificância que dão à região e sua história.


(FOTO: KALYANE ALVES)

Possuímos uma das mias ricas histórias do país e o fato de ter tido um papel central na Guerra do Contestado deveria ser mais explorado pelo município e estado. Temos um grande potencial para atrair mais receitas geradas pelo turismo; há cidades europeias que têm menos história e vivem apinhadas de turistas só para visitar um parque ou um castelo de média significância. Afinal, onde está o "Museu do Contestado", prometido há mais de dez anos?

Isto é um puxão de orelha à liderança municipal e ao povo que deve valorizar mais a sua história, Se não aproveitarmos este legado, o perderemos através de acontecimentos como este. Pode soar bairrista, mas é com a nossa terra que estão brincando.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711