37 anos.png
37 anos.png
  
EDITORIAL

Saúde em alerta

Por AS


(Charge: Karyssa Scheffer) //

O medo de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) tem afastado as pessoas de seus tratamentos médicos, mas equipes de saúde alertam para a necessidade de ir em busca de tratamento para enfermidades. Mesmo sem o Inverno chegar, o frio já está presente na região de Curitibanos desde a última semana, aumentando a necessidade de cuidados relacionados ao sistema respiratório. 

Mesmo já tendo sido ensinado incontáveis vezes, pedir para que as pessoas aumentem a higienização das mãos, mantenham etiqueta da tosse e usem máscara de proteção facial, nunca é demais. Além disso, se houver algum sintoma gripal, é preciso que um médico ou Centro de Triagem seja informado, pois em caso de Covid-19, 

a evolução da doença é rápida e precisa de atendimento especial e imediato. 

A rotina está modificada, mas doenças crônicas, outras enfermidades e vírus não sabem disso. Eles continuam presentes entre todos e precisam ser tratados ou combatidos. Em comparatiVo com abril de 2019, quando a emergência do Hospital Hélio Anjos Ortiz (HHAO) atendeu 255 pessoas com problemas relacionados ao trato respiratório, este ano, somente 49 pacientes procuraram por atendimento, preocupando a equipe médica pela drástica queda no número de tratamentos. 

O tão falado inimigo invisível pode estar em todos os lugares, mas é preciso aprender a conviver com ele através da mudança de hábitos. Não procurar por atendimeNto médico não é uma boa saída para evitar contágio, pelo contrário, pode agravar doenças crônicas ou infecções ocasionadas por outras enfermidades. Quanto ao novo coronavírus, enquanto não for descoberta uma vacina, somente a prevenção seguindo corretamente orientações médicas, pode ser considerada como aliada.

OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711