Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Proteção começa com prevenção

18 Maio 2018 00:00:00

Não somente quando se é criança que as pessoas devem ser imunizadas



A vacinação existe para que as pessoas possam se prevenir de alguns males que podem atingir o organismo humano, mas algumas vezes a importância de precaver é deixada de lado. No último fim de semana, aconteceu o Dia D da campanha de vacinação contra a Gripe e a procura foi baixa por parte da população, o que preocupou os responsáveis pela saúde municipal. 

São criados alguns grupos de riscos para deixar um alerta de quem está mais suscetível a ter contato com doenças e dá-se aí, a importância de ir regularmente ao médico para fazer exames de rotina. Diariamente e, em todos os lugares, estamos expostos a diversas bactérias e por mais resistentes que pensamos que sejamos, nosso corpo pode ser facilmente atingido por uma pequena gripe, que caso não cuidado, se tornará algo pior.

Conforme dados do Portal Brasil, atualmente, nosso país é um dos que oferece o maior número de vacinas à população, disponibilizando mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Além de que, 96% das vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas aqui no Brasil.

Acredita-se, que a erradicação de muitas doenças no Brasil, veio somente através das vacinas, como a poliomielite e varíola, e a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo, desde 2000, e da rubéola, desde 2009. Então, pode-se observar que não somente quando se é criança que as pessoas devem ser imunizadas, mas, também, após adultos, precisam renovar as doses, como a do tétano, gripe e rubéola, por exemplo, para evitar o contato com esses vírus e bactérias.

Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção da comunidade como um todo. O Ministério da Saúde disponibiliza vacinas gratuitas para muitas finalidades, basta acompanhar o calendário dos postos de saúde mais próximos de sua residência.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711