ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Plantação de incertezas

17 Novembro 2018 09:00:00

Por AS


(Ilustração: João Moraes)


Produção lá em cima, preço lá embaixo. Essa tem sido a triste rotina dos produtores de alho, que, na última semana, reuniram-se em Frei Rogério para discutir, novamente, formas de amenizar a crise que afeta o setor já há algum tempo. E as conversações acenderam um sinal de alerta para a próxima safra.

Segundo profissionais e especialistas, a tendência é de que, novamente, a oferta de alho no país seja grande, o que afeta, diretamente, o preço. A concorrência, muitas vezes desleal, de produtos importados é outra dor de cabeça constante para o agricultor e não deve ser diferente para a safra 2018/2019. Sem priorizar a produção nacional, o Brasil abre as portas para mercadorias externas que chegam com preços muito abaixo do que seria necessário para compensar o custo do produtor com as lavouras.

Além de tudo isso, há, ainda, a incerteza com o clima. Haverá chuva suficiente, temperaturas adequadas, geada tardia, granizo? As condições climáticas influenciam diretamente a produção, tanto em quantidade quanto em qualidade, e deixam o agricultor sempre suscetíveis às forças e caprichos da natureza.

Em nossa região, essa realidade é bem conhecida. Na última safra, os obstinados agricultores de Frei Rogério enfrentaram uma crise que levou muitos ao endividamento e outros a dificuldades em uma proporção pela qual nunca haviam passado. O momento mais crítico foi superado, mas restam os reflexos de tanta luta e de tanta insegurança, como a rejeição dos mais jovens a seguirem o caminhos dos pais na lida do campo, em busca de mais estabilidade.

Para quem decide manter-se na atividade rural, a tarefa é árdua e, cada vez mais, exige investimentos não só em maquinário como em conhecimento, para que se torne competitivo. Atender às exigências do mercado e apresentar produtos em condições de concorrer com os importados devem estar na linha frente do produtor rural para esta e para as próximas safras.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711