ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
OPINIÃO

Mais que apenas abandono

12 Janeiro 2019 10:20:00

Por AS


(Charge: João Moraes)


Andar pelas ruas de Curitibanos nos últimos tempos, independente de ser no Centro ou nos bairros, é ter a certeza de que você vai se deparar com dezenas de animais andando sem destino pelas ruas. Isso já representa um problema, mas o atual diferencial , é que o número de pessoas atacadas por animais de rua tem aumentado a cada semana, mostrando que o problema já se tornou, além de saúde, um problema de segurança.

A situação está beirando o caótico e já passou da hora de os órgãos oficiais assumirem sua responsabilidade. Entende-se que não há canil público disponível para fazer o recolhimento destes animais, mas deixá-los largados à própria sorte também não vai resolver o problema. Curitibanos, assim como outros municípios da região, tem sofrido gravemente com a situação, gerando medo aos munícipes de sair às ruas e ser mordido por algum animal.

ONGs, comerciantes e moradores têm feito tudo o que podem para cuidar dos animais, abrigá-los, dar alimentação e proporcionar um pouco de segurança, entendendo que eles não são os culpados de estar nas ruas. Até mesmo campanhas já foram realizadas para conseguir dinheiro suficiente para castrações, mas, enquanto isso, cada vez mais animais estão surgindo e andando sem rumo por todos os cantos. 

A Polícia Ambiental alerta que abandono configura crime, então, antes de decidir comprar ou adotar um animal, a família precisa ter certeza que é isso que quer. Uma vez tomada a decisão, a pessoa não pode simplesmente deixar de querer o animal e abandoná-lo. Porém, se não há mais condições de ficar com o cão, é preciso encontrar uma família que o adote.

Uma das medidas já tomadas foi a formação de um grupo para discussão do problema, que está com reunião marcada para este mês, onde vai discutir alguma solução para os animais de rua. Até lá, os moradores estarão sujeitos a ataques e os cães, em risco de sofrer as consequências por estar em total situação de abandono.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711