35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
EDITORIAL

Homens, é hora de colorir a sua vida de azul

03 Novembro 2018 14:55:00

Por AS


(Imagem: João Moraes) /

Postergar. No dicionário quer dizer deixar para trás, não dar importância, protelar, adiar, colocar em segundo plano. É assim que muitos homens estão tratando a própria saúde. Qual o motivo de empurrar com a barriga essa prioridade fundamental à vida humana? 

Boa parte coloca a culpa na falta de tempo. No entanto, independente da desculpa, existem situações nas quais ninguém pode ser substituído, e uma delas, é na hora de realizar os exames preventivos. 

Nesse mantra de protelar as coisas mais importantes e colocar no topo da lista aquelas que não farão o relógio da vida voltar, estão as situações e momentos que não são tão imprescindíveis assim. É costume deixar para depois, mês que vem ou ano que vem, aquele exame que deveria ter sido feito no ano passado. 

Os homens estão deixando para o fim da lista as prioridades da saúde, tudo isso porque, atualmente, é preciso ser invencível, prático, pontual, eficiente, robôs em pele de gente que fazem a grande má- quina do mundo funcionar todos os dias, 24 horas. 

Mas ainda há esperança para os relapsos. Prova disso é o Dia D da Campanha Novembro Azul, que acontecerá no sábado (10), quando alguns postos de saúde de Curitibanos estarão abertos durante todo o dia para exames de rotina e agendamentos importantes voltados especialmente à população masculina. 

Não se pode esquecer que quem paga a conta é o próprio cidadão que esquece de se cuidar. Lem- brando, ainda, que o imposto de não se importar é caro. Com o passar dos anos, os juros vão se acumulando, o corpo judiado, cansado das jornadas estendidas, das horas extras, dos excessos vão se acumulando e somando à nossa dívida com a qualidade de vida. Quando a conta chega, já está no vermelho, a cor é de emergência. 

A verdade é que é bastante difícil manter-se saudável. É preciso um malabarismo gigante para chegar a esta condição. Portanto, muito além do bem-estar físico, a mente e o espírito precisam daquele sonha- do e árduo equilíbrio que muitos buscam diariamente ao acordar. 

Que neste restante de ano, ainda dê tempo de colocar em prática aquelas promessas de se movimentar mais, comer corretamente e fazer um esforço pelo bem-estar, mas, acima de tudo, exercitar a tolerância com o corpo, pois ele também tem data de validade. A dica não vale apenas aos homens, mas também às mulheres que encerraram a Campanha Outubro Rosa na última quarta-feira (31). Cuidem-se. 



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711