35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Abandonados pela sociedade

27 Abril 2018 00:00:00

Vítima das próprias escolhas, a pessoa se vê sem saída



Seja num ponto de ônibus, na sinaleira, se escondendo do Sol ou da chuva em pontos marginalizados das cidades, moradores de rua estão cada vez mais presentes em toda sociedade e essa, é uma realidade que já chegou em Curitibanos e região. 

Partindo da ideia de que ninguém quer viver à margem ou abandonado, é importante parar e pensar em como um morador de rua chegou até aquela situação. Muitas vezes, vítima das próprias escolhas, a pessoa se vê sem saída e se entrega para vícios difíceis de ser superados. Mas acima de qualquer problema que ele possa vir a causar, ele é um ser humano, que tem uma história para ser investigada e, na maioria das vezes, tudo o que precisa é de ajuda para sair da situação em que se colocou ou em que foi colocado quando jogado a margem de uma sociedade imersa em regras comportamentais.

Nós, enquanto sociedade, devemos ver além das roupas sujas, rasgadas e da falta de higiene pessoal, pois atrás de todo este aspecto deplorável, existe uma pessoa e ela precisa de encaminhamento, seja para Assistência Social ou Saúde. Mais que um problema social, de Saúde e de segurança pública, a mendicância nos alerta para uma realidade de abandono que cresce na mesma velocidade que o desenvolvimento das cidades.

Não alimentar a mendicância pode ser uma alternativa para diminuir o problema, pois não se sabe o destino que terá o dinheiro entregue a esses desconhecidos, que pode ser usado para alimentar vícios e aumentar, ainda mais, o problema. Talvez, se começarmos pelo respeito, chamar as instituições responsáveis pelo atendimento e lembrar que estamos tratando de seres humanos, seja um pequeno passo para a resolução e melhoria da vida em sociedade como um todo. Até lá, o que veremos são vidros de veículos fechados, transparecendo a barreira que ainda diferencia as pessoas entre boas ou ruins, comuns em todas as comunidades.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711