ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
CONTEÚDO PATROCINADO

Túnel do Carpo x Doença de Kienblock

07 Janeiro 2019 16:12:00

Fique atento: Sintoma semelhante, como dor no punho, pode acometer pacientes nas duas condições


(Foto: Freepik)/

Você sabia que a síndrome do túnel do carpo é uma das causas mais comuns que levam muitas pessoas a sentir dores no punho?

Dores, queimação, amortecimento ou formigamento na palma da mão, punho, polegar ou dedos são alguns dos sintomas mais comuns. Além disso, em alguns casos, o músculo do polegar pode se tornar fraco, tornando difícil segurar objetos, por exemplo, sendo que a dor pode se estender até o cotovelo.

A Síndrome do Túnel Do Carpo ocorre quando um nervo importante chamado nervo mediano, é comprimido no punho em decorrência de um inchaço. Tal inchaço pode ocorrer se você:

- Executar movimentos constantes como digitar no teclado do computador; usar mouse; práticas esportivas que demandem o uso das mãos, como tênis e handebol; costurar; pintar; escrever ou utilizar alguma ferramenta de trabalho que exija demais dessa região

- Gravidez, tensão pré-menstrual, menopausa

- Diabetes, quem está acima do peso, hipotireoidismo ou artrite reumatoide

Dr. Mateus Dallanora fala sobre sintomas e tratamento de condições que ocasionam dores e desconfortos (Foto: Franciele Gasparini) /

De acordo com o cirurgião Ortopedista e Traumatologista da InterClínicas Curitibanos - ICC Dr. Mateus Franceschi Dallanora, dores frequentes no punho que sejam seguidas de hematoma ou inchaço são sinais de lesão. 

No caso de um possível osso quebrado, os sintomas incluem articulações deformadas e incapacidade de mover o punho, mão ou dedo. Outras lesões comuns incluem ainda, luxação, torção, tendinite e bursite.

A artrite e a Gota são outras causas comuns de dor no punho, assim como lesões laborais, fraturas, torsões e o uso repetitivo do punho, cisto sinovial (nódulo) e Doença de Kienblock.


(Foto: Freepik)/

DOENÇA DE KIENBLOCK

Bastante confundida com a Síndrome do Túnel do Carpo, a Doença de Kienblock pode acarretar em alterações nos pequenos ossos do punho, que não recebem uma quantidade adequada de sangue e acabam deteriorando-se, causando dores constantes nessa região. Essa condição pode surgir em qualquer idade, no entanto, é mais comum entre os 20 e os 40 anos. O tratamento pode ser por meio cirúrgico ou com medicamentos prescritos pelo cirurgião ortopedista.




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

logo as5.png

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711