ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
CAMPANHA

Setembro Azul de trabalho pela inclusão

Mês dos surdos com atividades da Apadac

Rubiane Lima


(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Oferecer um mundo mais igualitário em oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional é o centro das discussões do Setembro Azul, mês dedicado aos surdos. Em Curitibanos, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apadac) está com intensa programação para levar à comunidade, conhecimentos sobre o dia a dia, conscientização e minimização do preconceito em relação aos surdos. 

Segundo a diretora e professora da Apadac Sandra de Fátima Bastos Pereira, setembro também é mês de comemoração para a instituição, que completou, no dia 11, 28 anos de atuação. Hoje, a Apadac atende a 33 associados, além de oferecer curso de Libras, de forma gratuita, todas as quartas-feiras, das 21 às 22 horas.

A instituição mantém-se com doação do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), venda de artesanatos e eventos para arrecadação de recursos. "É um trabalho importante e que tem transformado a vida das pessoas com deficiência", avalia Sandra.

Para aumentar a autoestima dos deficientes, uma das atividades foi um ensaio fotográfico com o tema "Surdos em Evidência", no qual os alunos participaram com roupas dos anos 60. As fotos estarão expostas na vitrine da loja Camargo Magazine. Durante a semana, os alunos estarão reunidos para atividades internas e, nesta segunda-feira (23), todos vão para a rua para fazer panfletagem sobre o Setembro Azul, fechando a programação com uma viagem até Joaçaba, onde vão participar do Encontro Macrorregional do Dia do Surdo.

SETEMBRO AZUL

Segundo a história, durante a 2ª Guerra Mundial, os surdos eram identificados com uma faixa azul amarrada no braço e mortos por causa de sua deficiência. A cor azul foi escolhida para homenagear a todos que morreram por culpa da intolerância. De lá para cá, muitas foram as batalhas travadas pelos surdos, que precisaram mostrar sua capacidade de comunicação e importância dentro da sociedade.

Imagens


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711