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Será que você está correndo do jeito certo?

11 Setembro 2018 08:30:00

Cirurgião ortopedista dá dicas para quem pretende aderir ou já aderiu ao esporte

Franciele Gasparini


PARA CORREDORES. Nem só de tênis ideal se faz uma corrida. Confira as dicas do especialista. (Foto: Divulgação)/


Diz o ditado que para um corredor, um bom par de tênis basta! É quase isso. Na verdade, para quem pratica corrida urbana, seja ela profissional ou amadora, muito mais que o calçado ideal, é preciso estar atento a outros fatores a fim de aproveitar o melhor do esporte, sem lesões ou desgastes desnecessários. 

Engana-se quem pensa que não há riscos em praticar corrida, sobretudo quando é executada sem orientação.

Você sabia que a corrida tem muito mais a ver com a gravidade do que com o par de tênis ideal?

De acordo com o cirurgião ortopedista da InterClínicas Curitibanos Dr. Marcelo R. Kutzke, pouco se fala sobre a importância da construção muscular para corredores. Por isso, quem já é praticante ou para quem está pensando em aderir ao esporte, é preciso dar uma atenção especial aos três músculos antigravitacionais, uma vez que para correr, o desportista deve ter musculatura suficiente - e saudável -, a fim de suportar a gravidade, ou seja, reforçar os músculos da panturrilha, quadríceps (coxas), e glúteos.


MEDICINA. Cirurgião ortopedista Dr. Marcelo Kutzke (Foto: Franciele Gasparini)/

"Ao correr, a pessoa luta contra a gravidade, e, assim como perde gordura ruim, também perde musculatura. Para isso indicamos, além da corrida, também a musculação, para evitar uma série de problemas que poderiam ser prevenidos com a orientação correta", pontuou o ortopedista.

Mas por qual motivo fortalecer esses três músculos? A resposta é simples: melhorar a saúde e evitar lesões desnecessárias.

Conforme o ortopedista, o primeiro grupo de músculos que o corredor "queima" é dos membros inferiores, e, se perde gordura, perde músculo, gerando mais ônus do que bônus ao organismo.


DICAS. Músculos fortes são necessários para praticantes da corrida. (Foto: Divulgação)/

Entre os problemas que podem surgir em de corridas sem preparo é a sobrecarga nas articulações, ligamentos e lesões musculares. Sem contar que o corredor despreparado pode apresentar ainda, dores constantes nos joelhos, tornozelos, quadril e coluna. "Costumo atender muitos pacientes com dores de quadril, coluna, tendinites de joelho e tendões, todos problemas decorrentes dos hábitos errados de corrida", afirmou o ortopedista, acrescentando que o interessante é consultar um profissional da ortopedia, fisioterapia ou educação física, que avaliará as condições do atleta e dará dicas fundamentais para que a prática beneficie a saúde.

QUAL O TÊNIS IDEAL?

É fato consolidado que o corredor precisa utilizar um tênis apropriado à pisada, seja ela neutra, supinada (mais para fora) ou pronada (mais para dentro). Também é preciso dar atenção especial ao material do qual é feito o calçado, que deve ter um "salto" ou elevação do calcanhar em relação à ponta do pé; a tala deve ser rígida ou dura; e o contraforte precisa ser firme, pois dará sustentação ao pé e não machucará o calcanhar de aquiles, evitando problemas nos tendões, além disso, o dorso do calçado deve ser macio para não machucar os pés durante a corrida.

 

Pisada Supinada

Pisada Neutra

Pisada Pronada


EM TODOS OS TERRENOS...

Opa, não! Espera aí... difícil quem presta a atenção no local onde vai praticar a corrida, certo? Certo.

"O piso plano é fundamental",

destacou o ortopedista.

Ele frisou que com a chegada da Primavera, elevação de temperaturas e mais dias de Sol, muitos curitibanenses têm corrido nas ruas, especialmente em locais em que o asfalto não é plano, prejudicando quadris e coluna. Na tentativa de melhorar o desempenho dos corredores, o médico sugeriu que os praticantes procurem pistas planas e atentem para o caimento do piso.


PISTA PLANA. Prefira terrenos planos para a prática da corrida. (Foto: Divulgação)/

"O asfalto é um perigo danado, pois sempre há um caimento para escoamento da água da chuva que prejudica muito. Em Curitibanos, um dos locais mais adequados é a pista do Estádio Municipal Wilmar Ortigari (Ortigão) ou, para quem tem o hábito de correr na Avenida Lions, que opte por praticar a atividade no canteiro central, onde há grama e o local é mais plano", observou o cirurgião.





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