Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Primeiros socorros nas escolas

30 Abril 2018 08:44:00

Rubiane Lima


PREVENÇÃO. Capacitação em primeiros socorros será exigência em todas as unidades escolares (Foto: Divulgação)/


Minimizar o sofrimento e lesões de alunos nas escolas municipais está entre os objetivos de Projeto de Lei nº 0034/2018, que está em análise das comissões, na Câmara de Vereadores de Curitibanos, e deve ser votado no próximo mês. O projeto, de autoria da vereadora Vilma Fontana, partiu da necessidade de melhoria no atendimento nas escolas.

A justificativa da vereadora foi de que acidentes e casos de mal súbito ocorrem de maneiras repentinas, sendo rara a presença de profissionais da saúde no momento da ocorrência. Assim, mesmo que professores e funcionários chamem o Corpo de Bombeiros para socorro, o aluno fica sem atendimento imediato. Com a qualificação em primeiros socorros, os professores saberão como agir até o médico ou enfermeiro chegar à escola. Além disso, Vilma destaca que esse atendimento pode resultar na prevenção de um trauma psicológico em virtude da impotência diante de uma situação de emergência.

O Projeto de Lei não exige contratação de pessoas para prestação desse serviço, mas capacitação para que os profissionais já atuantes nas escolas possam prestar o atendimento que for necessário durante uma emergência. Segundo o PL, as escolas terão prazo de 180 dias para adequação às normas estabelecidas, ficando o Executivo autorizado a firmar parcerias com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde para realização dos cursos necessários.




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711