35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
ARTIGO PATROCINADO

Envelhecimento saudável começa já

06 Dezembro 2018 13:45:00

Saiba como a Ortopedia e a Nutrologia podem auxiliá-lo na melhora da sua qualidade de vida


(Foto: Divulgação) /

Proporcionar um envelhecimento saudável, prevenir ou tratar doenças, ou ainda, potencializar o desempenho esportivo. Essas são algumas características que unem duas especialidades da medicina essenciais para a qualidade de vida das pessoas, sobretudo na terceira idade. São elas: Ortopedia e Nutrologia. 

Frequentemente acompanhado de fatores como desnutrição, risco aumentado de infecções em pacientes de pós-operatório, o envelhecimento tem prioridade entre essas duas especialidades que visam, sobretudo, a prevenção.

Por isso, a prática regular de atividades físicas e os cuidados com o estado nutricional são tão importantes para envelhecer de forma saudável, reduzindo riscos e prevenindo ainda, problemas com intervenções cirúrgicas ortopédicas, em especial em doentes mais idosos que sofreram fraturas do fêmur, por exemplo.

Em busca de corrigir as deficiências nutricionais, prevenir complicações, além de melhorar o quadro de saúde dos pacientes, o cirurgião Ortopedista e Traumatologista Dr. Mateus Dallanora e o médico Clínico Geral, pós-graduado em Nutrologia Dr. Rafhael Farias de Liz, atuam em conjunto na InterClínicas Curitibanos - ICC pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes. 

AVALIAÇÃO

Para avaliação do quadro de saúde, os médicos, de posse de exames laboratoriais e hormonais, elaboram um histórico da saúde nutricional e ortopédica do paciente levando em consideração informações como:

PESO

-Índice de massa corporal, óssea, adiposa e visceral

-Composição de água

-Composição corporal de gordura e músculo

-Idade metabólica do paciente

PREVENÇÃO

De acordo com os médicos, o foco principal do atendimento multidisciplinar é a prevenção, sobretudo a redução do estresse, grande fator que desencadeia processos inflamatórios e perdas de nutrientes essenciais à qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

No entanto, para pacientes que apresentam dores ou já passaram por várias dietas e precisam melhorar sua saúde, são prescritos medicamentos para reposição de cálcio e redução no desgaste de cartilagens.

ALTA PERFORMANCE

Área da medicina que pesquisa e avalia os efeitos benéficos e maléficos da gestão dos nutrientes, a Nutrologia, aliada à Ortopedia, também atua na preparação de atletas ou desportistas que precisam potencializar seu desempenho.

Com necessidades muito particulares, o atleta necessita de maior aporte calórico dietas com porcentagens maiores de nutrientes e até suplementação, a fim de evitar lesões, melhorar seu rendimento, resistência e massa muscular. O primeiro passo é agendar uma consulta para que os profissionais possam averiguar as maiores necessidades. 



(Foto: Franciele Gasparini)/

Cirurgião Ortopedista e Traumatologista Dr. Mateus Dallanora destaca importância de acompanhamento médico para envelhecimento saudável



(Foto: Franciele Gasparini) /

Clínico Geral, pós-graduado em Nutrologia, Dr. Rafhael Farias de Liz, reforça benefícios de acompanhamento nutricional adequado



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711