37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
COVID-19

Curitibanos monitora mais de 30 pessoas com sintomas gripais

Em coletiva de imprensa, prefeito Dudão e secretária de Saúde Yara destacaram ações de prevenção no município

Por Renata Westphal


Prefeito Dudão e secretária de Saúde de Curitibanos Yara Vilani Padilha (Foto: Reprodução) /

Ao meio-dia de hoje (24) a Prefeitura de Curitibanos divulgou o primeiro boletim relacionado ao coronavírus (Covid-19), no município. De acordo com a assessoria de imprensa, 31 pessoas com sintomas gripais estão sendo monitoradas e não há casos confirmados de pessoas que tenham contraído o vírus na cidade. Segundo a secretária de Saúde Yara Vilani Padilha, as pessoas monitoradas passaram por atendimento através do Centro de Triagem, montado para quem estiver com sintomas gripais, no CEI Alfredo Lemser, ou através do contato de plantão pelo (49) 3245-7800. "Os pacientes apresentaram sintomas gripais detectados pela equipe médica, receberam indicação de isolamento social, inclusive dentro da própria residência e são monitoradas diariamente, através de ligações. Assim é possível saber se houve evolução nos sintomas ou não", explicou.  

Em coletiva de imprensa via Facebook, no início da tarde de hoje (24), o prefeito José Antonio Guidi (Dudão) ressaltou a importância dos curitibanenses continuarem o período de quarentena, evitando ao máximo locais com aglomeração de pessoas e destacou decisões tomadas pela Administração, ainda na segunda-feira passada (16), quando suspendeu todos os eventos no município nos próximos 30 dias. "A Vigilância Sanitária do município segue monitorando os estabelecimentos comerciais com serviços considerados de urgência, assim como a Polícia Militar está fiscalizando o cumprimento da ordem de distanciamento, decretada em todo o estado. O intuito é preservar, ao máximo possível, a saúde de todos os curitibanenses", afirmou Dudão. Através de um pedido da Prefeitura, o Procon de Curitibanos está monitorando os preços de produtos vendidos, especialmente em supermercados e farmácias, durante o período de paralisação do comércio.

- Veja os serviços essenciais que continuam em funcionamento

Insumos em falta

Durante a coletiva, o prefeito Dudão destacou que a Prefeitura tentou adquirir luvas e máscaras descartáveis, além de jalecos para disponibilizar para a equipe de saúde, em especial, neste momento de pandemia, mas estes insumos estão em falta no mercado. "Deixamos o pedido de ajuda para quem produz jalecos que entre em contato conosco, a Prefeitura fornece o material. Precisamos do apoio de todos", comentou. Além disso, o município está sem kits de testes que comprovam infecção de coronavírus, Curitibanos tinha apenas três unidades, que já foram utilizadas, e segue aguardando recebimento de materiais que devem ser repassados pelo governo estadual.

Produção de álcool

Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, a Administração está incentivando pesquisas que proporcionam a produção de álcool 70% e, futuramente, álcool em gel para abastecer o atendimento de saúde do município e o Hospital Hélio Anjos Ortiz (HHAO).

Atendimentos na Saúde

Durante este período, a secretária Yara indica que a população só compareça nas unidades de Saúde do município, em caso de urgência e que em casos de sintomas gripais, não se dirija para a emergência do HHAO, mas ao ponto de triagem de sintomas de gripes e resfriados, no CEI Alfredo Lemser, na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, próximo a Ceccato Motos. O atendimento acontece das 8 às 18h. "Todos os postos de saúde continuam com atendimento normal, o que mudou é que o atendimento médico está acontecendo em livre demanda, sem distribuição de fichas", explicou.

Em casos de febre alta, tosse seca e dificuldades de respiração, os curitibanenses devem entrar em contato através do número (49) 3245-7800 para receber instruções. "O isolamento é a melhor vacina neste momento. Se não nos cuidarmos, corremos o risco de todos ficarmos infectados", orientou Yara.


CEI Alfredo Lemser, localizado na Avenida Salomão Carneiro de Almeida (Foto: Renata Westphal) /


OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711