35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
ARTIGO PATROCINADO

Conheça técnicas naturais para alívio de dores

30 Novembro 2018 11:44:00

Dry Needling e Ventosaterapia auxiliam na recuperação de pacientes de pós-operatório


DRY NEEDLING. Técnica conhecida como Agulhamento a Seco alivia dores e trata pós-operatório. (Fotos: Franciele Gasparini)/

Redução de dores quase que imediatamente, tratamento e recuperação de pós-operatórios que envolvem a limitação de movimentos, alívio o estresse através do relaxamento da fibra muscular. Esses são alguns dos benefícios de uma técnica chamada Dry Needling (Agulhamento a Seco), e que utiliza as já conhecidas agulhas da Acupuntura.

Quem conhece bem este procedimento é a paciente da InterClínicas Curitibanos - ICC Jura Maciel. Após passar por um procedimento cirúrgico para tratamento do Manguito Rotator (ou ombro de tenista como é popularmente conhecido), a paciente iniciou sessões de Dry Needling e Ventosas para acelerar o processo de recuperação após a cirurgia, além de tratar as dores. "Operei e senti muita dificuldade e dores para voltar à rotina. Depois que iniciei as sessões sinto uma melhoria incrível na recuperação dos movimentos e da minha rotina diária, sem contar o alívio da dor e desconforto", ressaltou Jura Maciel.


RECUPERAÇÃO. Paciente relatou alívio de dores e melhoria nos movimentos, após aplicação de técnicas. (Foto: Acervo pessoal)/


DRY NEEDLING

De acordo com a fisioterapeuta da ICC Fernanda Becker Tagliari Zanetti, o Dry Needling pode ser aplicado com o objetivo de atuar com funções analgésicas, como no caso de Jura, que sentia muitas dores e está recuperando os movimentos dos braços e ombros em sua totalidade. "O que acontece é que, muitas vezes, o paciente está acometido por fortes dores antes mesmo da cirurgia. Tem como hábito conviver com os ombros encolhidos e não executa todos os movimentos dos membros superiores. Em função disso, acaba enrijecendo músculos e prejudicando a qualidade de vida, pois esses hábitos resultam em ainda mais dores e desconfortos, e a técnica atua na melhora desses sintomas", explicou a fisioterapeuta.

TÉCNICAS. Fisioterapia destaca benefícios de técnicas naturais/

Fernanda salientou que as agulhas são inseridas em "pontos gatilho", tratam-se de locais específicos do organismo do paciente em que a agulha fará o estímulo necessário no músculo para que a fibra enrijecida se solte, além disso, esses pontos também atuam no

alívio das dores, pois estimulam de forma correta as regiões afetadas.


VENTOSATERAPIA

Aliada à técnica de Dry Needling, a fisioterapeuta também utiliza uma técnica natural chamada Ventosaterapia. Esse procedimento ficou bastante conhecido quando o nadador Michael Phelps apareceu em algumas competições com marcas avermelhadas e arroxeadas nos ombros.


TÉCNICA MILENAR. Procedimento melhora a circulação sanguínea em um determinado local./

A ventosaterapia é uma técnica milenar que tem por objetivo principal melhorar a circulação sanguínea em um determinado local do corpo. Ela combate a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

 

O tratamento com ventosas pode ser indicado para amenizar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.


Entre os principais benefícios estão:

- Aumento da circulação sanguínea local

- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho

- Fortalece os vasos sanguíneos

- Aumenta a produção de líquido sinovial dentro das articulações

- Relaxa e acalma o corpo e a mente




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711