37 anos.png
37 anos.png
  
CORONAVÍRUS

Confirmado primeiro caso de Covid-19 em Curitibanos

Informação oficial foi divulgada pela Prefeitura de Curitibanos no início da tarde de hoje (22)

Por AS


Através de live via Facebook, o prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi (Dudão) e a secretária de Saúde Yara Vilani Padilha confirmaram o primeiro caso de Covid-19 no município. A paciente fez o teste em laboratório particular e o exame rápido atestou positivo. A pessoa segue em isolamento em casa, apresentando sintomas suaves da doença.

Outro integrante da mesma família também contraiu a doença e segue em isolamento em outro estado. "As pessoas que tiveram contato com os pacientes contaminados também serão mononitradas pela Vigilância Sanitária, que está seguindo todos os protocolos para agir nestas situações", adiantou Dudão. 

Além do caso confirmado, outros 30 munícipes seguem monitorados pela equipe de Saúde e sete pacientes aguardam resultados de testes laboratoriais, para confirmar se há mais pessoas infectadas em Curitibanos, todos com medidas de isolamento. Entre a lista, está um caminhoneiro que segue internado no Hospital Hélio Anjos Ortiz (HHAO), com quadro de saúde estável e em ala separada de atendimento especializado para o novo coronavírus.  

No fim da manhã de hoje (22), os exames dos sete suspeitos foram enviados para Concórdia, onde desde o início dessa semana passou a ser o novo destino laboratorial para testes das regiões Oeste e Meio-Oeste, para agilizar as demandas, e desafogar os atendimentos do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Os resultados devem ser divulgados nos próximos dias. 

Prevenção 

Com a confirmação do caso, a secretária Yara reforça o cuidado de prevenção por parte da população. "Em algum momento [o vírus] ia chegar, agora ele está na nossa cidade, compete a nós respeitar o distanciamento, isolamento e usar álcool em gel. Não é hora de julgar ninguém, é hora de um cuidar do outro", orientou. 

Dudão encerrou o pronunciamento destacando que Santa Catarina enfrenta a pandemia há mais de 60 dias e a população de Curitibanos deve redobrar os cuidados contra o novo coronavírus. Além disso, destacou que todo o processo relacionado à Covid-19 está sendo feito de forma transparente e com informações precisas, sendo a prefeitura a fonte oficial de divulgação. "Passamos por 60 dias sem casos confirmados, mas precisamos da colaboração de todos, por isso insistimos que é preciso redobrar nossa atenção. Quem está em casa, no trabalho ou no dia a dia, deve observar e cumprir a regras de prevenção. Nós estamos fazendo nossa parte e precisamos que todos façam a sua", pediu o prefeito ressaltando que acredita que o momento será superado através da união dos munícipes. "Estamos aqui para ajudar a população. Minha família também faz parte da comunidade e sendo assim, temos todos nos ajudarmos a passar por este momento", concluiu.

Informação 

Com trabalho contínuo de monitoramento da Covid-19 nas cidades que integram a Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), o Jornal "A Semana" presta trabalho de utilidade pública, divulgando informações todos os dias, sempre no início da tarde, com checagem através de fontes oficiais e de forma reunida para facilitar o acesso na informação, respeitando todos os leitores e oferecendo notícia verídica neste momento tão delicado de pandemia.

Região

Além de Curitibanos, o único município da região que também registra caso confirmado da doença é Santa Cecília. Em uma live pela página da Assessoria de Imprensa de Santa Cecília, no início da tarde de hoje (22), a prefeitura divulgou três novos casos de Covid-19 no município. De acordo com o secretário de Saúde, Elton Gandin, ontem (21) um jovem foi atendido pela equipe médica da cidade e transferido para atendimento hospitalar em Caçador, onde realizou teste rápido para doença e atestou positivo para Covid-19. Outros dois familiares do rapaz também testaram positivo para a doença. Todos os familiares que tiveram contato com o jovem estão em isolamento domiciliar.  

Com esses casos, a Secretaria de Saúde de Santa Cecília registra quatro cidadãos contaminados. O outro caso é um detento que segue no presídio de Caçador. O município aguarda resultados de exames de policiais civis que tiveram contato com o detento contaminado. Outros dois moradores do município que contraíram a doença já se recuperaram. 

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Frei Rogério hoje (22), o caso suspeito que estava monitorado no município até ontem (21), foi descartado após exame laboratorial testar negativo para a doença, esse á o sétimo paciente a passar pelo teste no município, onde duas pessoas com sintomas gripais seguem monitoradas pela Saúde.

São Cristóvão do Sul segue aguardando o resultado de um paciente que apresenta sintomas gripais no município. Além dele, 11 pessoas estão sendo monitoradas com sintomas gripais na cidade, onde mais de 360 pessoas já foram atendidas no Centro de Triagem para pessoas com sintomas gripais.

Segundo boletim da Prefeitura de Ponte Alta do Norte seis pacientes estão sendo monitorados com sintomas gripais, mas não há caso suspeito de Covid-19 .



OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711