35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
SAÚDE

Campanha faz alerta pela saúde do homem

08 Novembro 2018 08:49:00

Neste sábado (10), acontece o Dia D da Campanha Novembro Azul

Por AS


(Foto: Divulgação) 

O Dia D da Campanha Novembro Azul, de Curitibanos, está agendado para este sábado (10), das 7h30' às 16h30', nas unidades de saúde do Centro e dos bairros Getúlio Vargas, São Luiz e Bom Jesus.

Serão realizados testes rápidos de glicemia capilar, Sífilis, HIV e Hepatite, além de vacinação contra Tétano e Febre Amarela. Os homens participantes poderão, também, aferir a pressão arterial e agendar exames laboratoriais como o hemograma completo e teste de Antígeno Prostático Específico (PSA).

Exames para homens

- PSA livre: conhecido por Antígeno Prostático Específico (PSA), é avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. É comum que homens saudáveis apresentem valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml. No entanto, esse valor pode estar alterado ou ligeiramente aumentado de acordo com a idade, a origem do paciente e o laboratório onde a análise foi feita e não significa em todos os casos que um câncer de próstata, por exemplo. 

- PSA total: quando o valor de PSA total é superior a 4,0 ng/ml, é recomendado repetir o exame para confirmação e, no caso de se manter o resultado, é fundamental fazer outros exames para confirmar o diagnóstico e identificar a causa. Na maioria dos casos, quanto mais elevado o valor de PSA total maior é a suspeita de câncer de próstata. Por isso, quando o valor é superior a 10 ng/ml, a chance de ter câncer de próstata é de 50%. O valor de PSA pode variar com a etnia, idade e com o laboratório onde o exame é feito.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711