ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
SAÚDE

Bom momento para exames de visão

Correção precoce auxilia no desempenho escolar

Tatiana Ramos


DIAGNÓSTICO. Correção precoce auxilia no desempenho escolar (Foto: Divulgação) /

Olhos lacrimejando, sensibilidade à luz, dores de cabeça e desatenção. Esses são alguns sintomas que podem indicar problemas de visão e sinais de alerta para os pais em relação a crianças. Com o início do ano letivo, a consulta a um oftalmologista pode ajudar a amenizar as dificuldades, com diagnóstico e correção precoces. 

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar e pré-escolar precisam de óculos, mas, por falta de diagnóstico, continuam com a visão prejudicada. Segundo oftalmologistas, 57% das crianças com problemas visuais são desatentas e agitadas, o que compromete ainda mais seu aprendizado em sala de aula.

Os profissionais explicam que o olho humano desenvolve-se até os 7 anos e deixar de usar óculos nos primeiros anos piora alterações como miopia, astigmatismo e hipermetropia, aumentando as chances de estrabismo, devido ao esforço visual, e perda da visão num dos olhos, principal causa de cegueira infantil. Por isso, pais e professores devem ficar atentos, nos dois primeiros anos de vida da criança, a sinais como lacrimejamento constante; fotofobia; pupila muito grande, com reflexo, cor acinzentada ou opaca; falta de interesse pelo ambiente e pessoas; olhos vermelhos e com secreção. Nas crianças a partir de 3 anos, deve-se prestar atenção a sintomas como tombamento da cabeça para um dos lados; dor de cabeça ou nos olhos frequente; olhos desviados para o nariz ou para fora; esfregar os olhos após esforço visual; e fechar um dos olhos em locais ensolarados.

Para que um problema visual não se agrave e comprometa o dia a dia da criança, depois de iniciar a vida escolar, a orientação é que exames oftalmológicos sejam realizados de dois em dois anos, caso não haja indicação de frequência maior.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711