37 anos.png
37 anos.png
  
barra números site 3.png
TRÂNSITO

PM alerta para vagas de estacionamento especiais

Estacionar em vagas especiais pode gerar multa grave

Renata Westphal


(Foto: Luis Fernando Palhano)/

Em Curitibanos, 14 vagas são destinadas a estacionamentos especiais, incluindo, além das vagas para veículos da Polícia, espaços próprios para idosos e deficientes.

Nas vagas destinadas à Polícia, apenas viaturas podem estacionar. De acordo com o tenente da Polícia Militar Rafael Stadlober Pedroso, chefe da seção de trânsito da Guarnição Especial de Curitibanos (GECt), as vagas são de extrema importância para o trabalho de segurança da população. "A seção de planejamento elabora programações operacionais em locais específicos, ou por haver alto índice de criminalidade ou por ser um local de grande aglomeração, como bancos e lotéricas, por isso, é de extrema importância que haja vagas de estacionamento exclusivas para as viaturas policiais", destacou o policial.

Para utilizar as vagas especiais para idosos e deficiente físicos, os motoristas precisam de um Cartão de Estacionamento específico que garante o direito. Motoristas com mais de 60 anos, com deficiência ou que transportam pessoas com deficiência podem solicitar o documento. A credencial só é válida para o tipo de estacionamento para o qual está relacionada, não podendo a vaga de idoso ser utilizada por cidadão com permissão para vaga de deficiente e vice-versa.

Em Curitibanos, o cadastro deve ser feito na Secretaria de Transporte e Obras, apresentando documento de Identidade, com cópia, e um comprovante de residência. Em casos de pessoas com deficiência, também é necessário apresentar Classificação Internacional de Doenças (CID). O documento é gratuito e garantido por lei, válido em todo o território nacional.

Multa

A infração para quem estaciona em vagas especiais sem credencial passou de leve para gravíssima, podendo render sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. A infração também pode ser registrada em lugares privados, mas de uso coletivo, como em shoppings e supermercados.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711