35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Cães de rua são envenenados

11 Julho 2018 09:17:00

Crime ocorreu no bairro Santo Antônio, em Curitibanos

Kalyane Alves


ENVENENAMENTO. Para tentar salvar os animais fizeram massagem cardíaca. (Divulgação / Adelar Passos)/

Dois cachorros de rua foram envenenados este mês, na Rua Leopoldo Arruda, bairro Santo Antônio, em Curitibanos, gerando grande movimentação da vizinhança para tentar salvar os animais que seguem em recuperação.

A família Passos tentou auxiliar para a sobrevivência dos cachorros. "Vi que eles estavam estranhos, começaram a tremer e cambalear. No momento, agimos por intuição, fizemos massagem cardíaca e demos água com sal para que pudessem expelir o veneno", relatou a moradora da região Andrea Karlize DeDomenico Passos.

Após as tentativas, os moradores levaram os animais para a clínica veterinária, porém, apenas um sobreviveu. Para os moradores, as pessoas devem se conscientizar sobre esse ato de crueldade.

"O animal também sente, assim como os humanos. Com certeza, há outras maneiras de resolver a situação", afirmou Adelar Antonio dos Passos.

Conforme a médica veterinária Camilla Ceratti de Almeida, o envenenamento é um problema recorrente em Curitibanos. Segundo ela, caso perceba que o animal foi envenenado, antes de levar ao veterinário, deve-se provocar o vômito, para que o veneno não faça tanto efeito no organismo. "Para isso, podem ser utilizadas técnicas como salmoura, água oxigenada ou carvão diluído na água", ensinou a veterinária.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711