ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png
ACIDENTE

Afogamento provoca morte em PAN

Homem de 36 anos foi retirado sem vida de cachoeira

Rubiane Lima


(FOTO: DIVULGAÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS)

No fim da tarde de ontem (12), o Corpo de Bombeiros de Santa Cecília e Curitibanos foi acionado para atender a vítima de afogamento em Ponte Alta do Norte, na cachoeira do Gel, localidade de Campina Grande. Foi retirado da água, já sem vida, um homem de 36 anos, que não teve sua identidade revelada. 

Pelas dificuldades de acesso ao local, a ocorrência durou cerca de cinco horas. Para chegar até a cachoeira, foi preciso fazer aproximadamente um quilometro de trilha e mais 500 metros de ribanceira. Relatos de pessoas que estavam com a vítima, informaram que ele havia sido avistado pela última vez no poço da cachoeira, sentado no canto esquerdo, desaparecendo em seguida.

Ao chegar ao local os bombeiros iniciaram busca subaquática e após cerca de 20 minutos, o corpo da vítima foi localizada pelo cabo Bratsch, sendo retirada da cachoeira e transportada até o acesso principal do local pelas guarnições, onde ficou aos cuidados do IGP de Curitibanos.

Dicas de segurança

Com a chegada do calor, é comum que os moradores da região procurem rios, açudes e cachoeiras para se refrescar, mas o Corpo de Bombeiros alerta para os riscos destes locais, uma vez que não há monitoramento de alguém habilitado, a fim de evitar acidentes.

- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. 

- Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza.

- Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.

- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.

- Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes.

- Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.

Imagens


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711