37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
MONUMENTO

Uma obra de fé

Subtenente Prado construiu uma gruta em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no quartel da Polícia Militar de Curitibanos

Por Renata Westphal


(Foto: Renata Westphal)/

Mesclando sua própria fé com o dom artístico e o orgulho pela profissão que escolheu, o subtenente da Polícia Militar Osni Ribeiro do Prado, da Guarnição Especial de Curitibanos (GECt), concluiu um dos seus sonhos na última semana. O profissional da segurança pública construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, na área de mata, nos fundos do quartel na Rua Barão do Rio Branco, Centro, em Curitibanos. O local foi abençoado pelo frei Roberto Carlos Nunes da Paróquia Imaculada Conceição, na última terça-feira (23), em cerimônia restrita devido recomendações de prevenção à Covid-19.

A gruta, inspirada em um antigo castelo, foi totalmente construída pelo policial, que mostrou ter aptidão na área ar tística. "A construção levou em torno de oito meses. Cada detalhe foi planejado e surgiu de acordo com a evolução da gruta. Inicialmente pensei em fazer uma estrutura toda de pedras, mas pensei que ficaria perigoso, então decidi utilizar tijolos e a partir daí, foi surgindo a ideia do castelo", conta o subtenente.

(Foto: Renata Westphal)/

Além do castelo, que abriga a imagem da santa, o policial construiu uma cruz, enterrada em escultura de toco de árvore, que precisa ser tocada para perceber que se trata de cimento e ferro, tamanha veracidade da obra. Com a mesma técnica, o policial construiu uma cadeira inspirada em raiz de árvore e um baú de tesouros, para que as velas possam ser acesas em segurança na gruta. "Essa era uma área do quartel que não estava sendo utilizada, inicialmente, a ideia era usar o local para trilha ecológica, foram plantadas 435 mudas de árvores na área, mas pensei que ficaria ainda mais interessante com uma gruta. Foi uma construção gratificante, dos dias que trabalhei aqui não saía cansado, pelo contrário, ficava mais energizado, pois sabia que estava deixando algo para beneficiar outras pessoas", conta emocionado.

(Foto: Renata Westphal)/

A gruta, aberta para visitação da comunidade se torna um novo símbolo de proteção, especialmente, a todos os policiais que trabalham na GECt. Para o comandante da PM tenente-coronel Luciano Francisco Comiotto, a gruta é um emblema que, a partir de agora, ilumina os trabalhos de todos os policiais. "Esse é um espaço construído para iluminar a Guarnição Especial de Curitibanos, para proteger todo os policiais e servir de referência para todos que procuram a gruta para rezar, refletir e se energizar com a força Divina", afirmou durante a cerimônia de benção, agradecendo o trabalho do subtenente Prado.

(Foto: Renata Westphal)/

Além da própria mão de obra, o policial também contou com participação da Secretaria de Obras que disponibilizou máquina de terraplanagem para preparar o terreno e dar o ponta pé inicial da gruta. Há algum tempo, durante os períodos de folga, Prado produz esculturas como hobby, entre as peças há releituras de bonsais, que se confundem aos naturais. Com uma técnica muito particular, Prado conta que desenvolveu a habilidade sozinho e até já chegou a procurar inspirações na Internet, mas nunca encontrou algo parecido.

A gruta, que também possuí uma placa com a frase "A força faz de você um grande guerreiro, mas é a fé que transforma em um grande vencedor", eterniza o trabalho de Prado e reforça a fé entre todos seus colegas e a população de Curitibanos.

(Foto: Renata Westphal)/

(Foto: Renata Westphal)/

(Foto: Renata Westphal)/







OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711