37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
SALA DE VISITAS

Transformando o mundo através da educação

Professora universitária acredita no desenvolvimento da região através do estudo

Rubiane Lima


(Foto: Renata Westphal) /

Acreditando na educação como transformadora do mundo, Débora Aparecida Almeida, 47 anos, tem trilhado seu caminho através do estudo. Natural de Curitibanos, ela é filha de Iraci Souza de Almeida e Alberto Almeida Júnior, já falecidos, de uma família com quatro irmãs. Formada em Administração, na Feplac, ela tem especialização em Tecnologias Educacionais, pós-graduação em Gestão de Qualidade, mestrado na Furb em Desenvolvimento Regional e, agora, está fazendo doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico, na Unesc.


"A Semana" - Como foi sua infância em Curitibanos?

Débora Aparecida Almeida - Tive uma infância maravilhosa, muito feliz, voltada para a questão familiar e com amigos muito presentes. Estudei sempre em escola pública, na EEB Francisco de Campos e, depois, na EEB Casimiro de Abreu. Tive a família presente em todos os momentos e convívio com primos e primas. Na adolescência, foi a mesma coisa. Estudava no período da tarde e fiz muitas amizades com o pessoal que vinha do interior. Era uma convivência saudável e cultivo essas amizades até hoje.


AS - Como foi sua escolha profissional?

DAA - Na adolescência, eu queria ter feito Jornalismo, mas minha mãe dizia que não era para mim. Então, me inscrevi em Direito, mas não passei e, hoje, acredito que não seria realmente uma carreira para mim. Na época, existia no município apenas Pedagogia, Contábeis e Administração e, desses, optei pela Administração, mas, a cada ano, me inscrevia em outros vestibulares. Com o tempo, fui percebendo que havia muitas áreas em que eu poderia me especializar e acabei me apaixonando pela Administração, pois é um curso que prepara não somente a questão profissional, mas para a sua vida, mostra caminhos e conseguiu me mostrar outros horizontes.


AS - Como iniciou sua carreira profissional?

DAA - Trabalhei na área privada e pública, tive experiência nos dois âmbitos e na área acadêmica. Trabalho, também, com consultoria e assessoria empresarial, que traz muita experiência e renova a prática empresarial, mas já estou há 24 anos me dedicando à área acadêmica.


Confira a entrevista completa em nossa edição impressa desta semana. Seja nosso assinante. 



OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711