ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png
TREINAMENTO

Simulado mobiliza força-tarefa em Curitibanos

Bombeiros trabalharam em um cenário de desabamento

Renata Westphal


(Foto: Renata Westphal) /

Ontem (2), foi de treinamento intenso no 2° Batalhão de Corpo de Bombeiros de Curitibanos. 17 homens que integram o grupo de força-tarefa da região foram acionados, logo no início da manhã, para atender uma ocorrência em Curitibanos.

Chegando no município, a equipe se deparou com um treinamento de simulação de busca e resgate em estruturas colapsadas. "Toda a equipe ficou sobreaviso e foram acionadas como se esta fosse uma ocorrência verdadeira. Então, foram trazidos equipamentos e o deslocamento aconteceu como em uma ocorrência comum", explicou o Tenente Gustavo Bonatelli. Um circuito construído nos fundos do quartel simula um desabamento de uma edificação com vítimas.

Durante toda a noite, a equipe de socorristas trabalhou rompendo barreiras de edificações em lugares de difícil acesso, inclusive em valas estreitas, para salvar vítimas representadas por bonecos e também por bombeiros comunitários. Diversas ferramentas foram utilizadas durante a ação.

De acordo com o tenente Bonatelli, treinamentos como este são comuns no calendário da equipe de força-tarefa e muito importante para manter o grupo preparado para atuar em ocorrências específicas. "Esse treinamento trabalha técnicas necessárias para ocorrências que não são rotineiras e que depende de uma especificidade de logística e técnica de acesso. Por isso, é tão importante mantermos toda a equipe preparada", explicou o chefe da ação.

Mesmo trabalhando em uma simulação de uma ocorrência não tão comum, treinamentos como esse auxiliam a aprimorar técnicas necessárias para os atendimentos do dia a dia. Durante os treinos, o cão especialista em busca e resgate de restos mortais, Hunter, também foi utilizado. Essa é a primeira vez que esse tipo de simulado acontece em Curitibanos.

(Foto: Renata Westphal) 


(Foto: Renata Westphal) /

(Foto: Renata Westphal) /









OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711