Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Sexo, infanticídio e religião: as revelações de um diário secreto descoberto em castelo francês

11 Junho 2018 14:22:00

BBC


Castelo foi completamente reformado entre 1999 e 2003 (Foto: Castelo de Picomtal)

Quando os novos donos do Castelo Picomtal, nos Alpes franceses, decidiram reformar os andares em alguns dos quartos do primeiro andar, descobriram algo surpreendente.

Na parte inferior das ripas de madeira (que só ficaram visíveis quando foram retiradas), encontraram uma série de mensagens extensas escritas a lápis.

Essas anotações haviam sido escritas durante vários meses entre 1880 e 1881 e assinadas por um certo Joachim Martin.

Martin - ficou evidente mais tarde - foi o carpinteiro que instalou o piso de madeira para o então proprietário. E o que ele deixou escrito era uma espécie de diário secreto destinado a ser lido muito depois de sua morte.

Em suas 72 entradas - algumas mais longas do que outras, outras meramente factuais, outras carregadas de emoção -, Martin relata seus pensamentos e reflexões sobre a vida cotidiana.

"Estas são as palavras de um trabalhador comum, um homem do povo, ele diz algumas coisas que são muito pessoais, porque ele sabe que elas só serão lidas num futuro muito distante", diz o historiador Jacques-Olivier Boudon, da Universidade da Sorbonne, em Paris.


Quatro bebês enterrados

Na verdade, trata-se de um relato extremamente pessoal. O diário de Martin aborda tópicos como sexo, crime e religião, e às vezes uma combinação dos três, nos oferecendo uma visão muito íntima dos aspectos interpessoais da vida na pequena comunidade rural de Les Crottes, nas imediações do castelo. Continue lendo aqui.

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711