37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
JORNAL-PC-NOVA-CONF.png
CRIATIVIDADE

Robôs de ferro e aço conscientizam sobre cuidado do meio ambiente

Esculturas estão na OSC Herdeiros do Futuro

Por Rubiane Lima


(Foto: Divulgação) /

Partindo do sonho de reutilizar materiais para melhorar o meio ambiente, o professor Gabriel Platchek iniciou a construção de robôs gigantes com aço e ferro, para transformá-los em lixeiras, como forma de chamar atenção para destinação correta do lixo. Há mais de 10 anos sendo idealizado, o projeto se tornou realidade através de parcerias e na última semana, as esculturas foram instaladas na nova sede da OSC Herdeiros do Futuro, aos fundos do estádio Ortigão, no bairro São Francisco. 

Gabriel esclarece que as esculturas ficarão de herança para Curitibanos, com a possibilidade de se tornarem mais um atrativo turístico. "Graças ao apoio de empresários locais que acreditaram na atividade, conseguimos tirar do papel e levar esta cultura diferenciada para toda a cidade", disse ainda, que o projeto é inovador e só foi desenvolvido em grandes centros. Voluntário da OSC, Gabriel teve a ideia ao levar seus alunos para um parque onde as lixeiras eram temáticas, percebendo que assim, ninguém jogava lixo no chão. Trabalhando com solda e materiais reciclados em suas horas vagas, ele passou a levar a ideia da reciclagem para as escolas onde atuava, desenvolvendo atividades com seus alunos, até que surgiu a oportunidade de parceria com o Projeto Plantar, da empresa Mendes 

Máquinas, onde os robôs foram construídos, além disso, o Sesc auxiliou no pagamento com os oficineiros. "Depois dessa atividade, eles receberam a oportunidade de trabalho na empresa Mendes e seguiram na profissão", conta Gabriel. Foram instalados três robôs, um bebê de 400 quilos, um adolescente de 750 quilos e um adulto segurando seu diploma, de 1.200 quilos. "São as etapas da vida de uma pessoa, desde o nascimento até a formatura", explica o professor, concluindo que a instalação ainda está sendo finalizada, para garantir a segurança dos visitantes.


OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711