35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Racionalização de espaço no Cemitério

12 Abril 2018 08:00:00

Trabalho de recadastramento interno é retomado em abril

Rubiane Lima


RECADASTRAMENTO. Trabalho está sendo feito sem necessidade das famílias comparecerem à Secretaria (Foto: Arquivo / A Semana)/


Problema constante em diversos municípios, a falta de espaço em cemitérios tem levado muitas cidades a pensar em alternativas para melhor reaproveitamento dos terrenos disponibilizados para as famílias. Em Curitibanos, a Administração iniciou, no último ano, trabalho de remapeamento e recadastramento para controle de espaço, a fim de planejar ações de reaproveitamento de espaços.

O secretário de Administração e Finanças Amaury Silva, responsável pela coordenação do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, destaca que o trabalho será retomado neste mês, mas que os familiares não precisam se preocupar, por se tratar de trabalho interno da Secretaria. "Estamos fazendo este remapeamento para ter melhor controle dos espaços no cemitério, analisando a data de sepultamento, família e todos os dados para recadastramento", explicou.

Segundo Amaury, após ter todos os dados do remapeamento em mãos, serão estudadas alternativas, como a remoção de restos mortais para um ossário municipal, como já é feito em municípios vizinhos.

Para racionalização de espaço, o secretário orienta que os responsáveis pelos terrenos construam gavetários tanto abaixo da terra como acima; assim, haverá espaços alternativos caso ocorra a morte de mais de um familiar no período de cinco anos. Isso porque, de acordo com Amaury, não é permitido o acesso ao túmulo para movimentação antes de cinco anos, exceto para destinação à cremação. Nesse caso, todo o trabalho de remoção e destinação fica sob responsabilidade da empresa privada contratada pela família. Para remoções, há necessidade de aprovação prévia pela Prefeitura.

O secretário enfatizou que todos os terrenos do cemitério são de propriedade da Prefeitura de Curitibanos, mas a população é autorizada a utilizar o espaço, por tempo indeterminado, desde que mantenha as sepulturas em bom estado de conservação. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Administração pelo telefone (49) 3245-7200.

SOLUÇÃO

Atualmente, o Cemitério de Curitibanos conta com cerca de oito mil sepulturas distribuídas em 3.300 metros quadrados. Em constante impasse com a falta de vagas para novas sepulturas, a solução mais viável encontrada pela Administração Municipal tem sido a construção de gavetários, que abrem novas áreas para sepultamentos ocupando espaço menor.

O último bloco de gavetários do local foi entregue pela Prefeitura em agosto do ano passado, somando um investimento de R$ 88 mil. O gavetário é composto por 56 espaços, sendo 48 em tamanho padrão e oito em tamanho diferenciado.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711