37 anos.png
37 anos.png
  
barra números site 3.png
REGULARIZAÇÃO

Prazo para declaração do Imposto de Renda encerra hoje

Quem perder o prazo terá de pagar multa

Por AS


(Foto: Divulgação) /

O prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2019 encerra nesta terça-feira (30), às 23 horas e 59 minutos.

Para este ano, a Receita Federal exige a informação do CPF de todos os dependentes, o que, até o ano passado, era obrigatório somente para crianças a partir de 8 anos. A dedução para cada dependente pode chegar a R$ 2.275,08, mas a mesma pessoa não pode constar como dependente em mais de uma declaração.

Quem perder o prazo terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do imposto devido.

Como declarar 

O contribuinte tem à disposição três alternativas para fazer a declaração: o Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, disponível no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br); aplicativo Meu Imposto de Renda, para tablets e smartphones; e o serviço Meu Imposto de Renda, que deve ser acessado pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) do portal da Receita para quem tem certificado digital. 

FIA

Junto a declaração, também é possível contribuir com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), destinando até 3% do valor do imposto a projetos sociais.

Para fazer a doação, o contribuinte deve fazer a declaração do IR no modelo completo. Quem já fez a declaração pode pedir uma retificação caso queira incluir a contribuição ao FIA.


(Infográfico: A Semana) /



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711