ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
EDUCAÇÃO

Parceria educacional forma mais de cem alunos

05 Dezembro 2018 08:47:00

Prefeitura e Senai formam estudantes em Iniciação Profissional

Rubiane Lima


(Foto: Rubiane Lima) /

Através de parceria entre a Prefeitura de Curitibanos e o Senai, 104 estudantes receberam o diploma de conclusão em cinco cursos do Programa de Iniciação Profissional. A formatura aconteceu ontem (4), no auditório do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto.

O secretário de Educação Kleberson Lima destaca que esta foi uma parceria que superou todas as expectativas com o Senai. Os alunos receberão cinco diplomas dos cursos de mecânica básica, mecânica avançada, informática I, fundamento da eletrônica e robótica. "Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de cada curso, auxiliando na definição de qual profissão desejam seguir. Foi uma parceria que deu muito certo e que queremos continuar nos próximos anos", disse.

Para participar, os estudantes do 9º ano foram selecionados pelas escolas,  para fazer o cursno no contraturno escolar, com aulas uma vez por semana. Participaram 52 alunos do NM Teresa Lemos Preto, 26 do NM do Campo Leoniza Carvalho Agostini e 26 do NM Getúlio Vargas.

Para o coordenador do Senai em Curitibanos Claudair Emídio Assis a principal importância do programa foi estimular os alunos a descobrirem o mundo da tecnologia, do trabalho e inovação. "Para eles, foi entender a revolução tecnológica que estamos passando e que eles devem ser os protagonistas, despertando este interesse por conhecimento tecnológico", disse.Ele explicou que a metodologia de ensino conta espaço maker, onde os alunos aprendem na prática. "O aluno não é submetido a aulas teóricas exaustivas, mas sim, em momentos exclusivos de prática, ele é desafiado a aprender, fazendo", explicou. Para o ano que vem, o coordenador adianta que haverão algumas modificações no programa, como a inclusão do curso de desenvolvimento de games.

Estudantes do NM Teresa Lemos Preto Alifer Calliel da Silva (15 anos), Lucas Lima (16 anos) e Karoline Siqueira (14 anos), o curso foi uma oportunidade de contato com áreas que nunca tiveram antes. "Mesmo com pouco tempo de curso, os professores conseguiram nos ensinar muita coisa e agora, o objetivo é continuar estudando", disse Alifer. Já Karoline, conta que despertou o interesse pela mecânica. "Foi o que eu mais gostei de aprender e, antes do curso, eu não conseguia ver esta área com interesse", declarou.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711