ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
EDUCAÇÃO

Novo modelo para o Ensino Médio

Escolas de Frei Rogério e Santa Cecília aderiram ao projeto piloto

Por Rubiane Lima


(Foto: Divulgação) /

Cento e vinte escolas farão parte do projeto piloto do Novo Ensino Médio, em Santa Catarina, a partir de 2020. O modelo tem carga horária maior, currículo mais flexível e organizado por áreas do conhecimento, voltado a necessidades, competências e habilidades essenciais a ser desenvolvidas pelos alunos. Na região, a EEB Urbano Salles, em Frei Rogério, e a EEB Irmã Irene, em Santa Cecília, farão parte do projeto.

O Novo Ensino Médio está previsto na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. O novo modelo oferece um currículo integrado e com carga horária ampliada, com o estudante mais tempo em sala de aula. Atualmente, são 800 horas/aula por ano, sendo aumentada para 1000 horas/aula anuais, podendo chegar a 1400 horas, como é o caso do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), já implantado na EEB Casimiro de Abreu, em Curitibanos. A supervisora de Educação Jeanine Rodermel explica que toda a parte pedagógica será orientada a partir da Base Nacional Comum Curricular e da Base Curricular Catarinense, com objetivo principal de desenvolver e consolidar as 10 Competências para o século XXI.

Todos os alunos que ingressarem no Ensino Médio das duas escolas participantes já terão a sua carga horária ampliada. As disciplinas tradicionais, como Matemática, História e Física, continuam normalmente e serão divididas em áreas de conhecimento para melhorar a integração entre elas. Na chamada parte flexível do currículo, o aluno terá horas para o "Projeto de Vida" e outras para aprofundar os conhecimentos nas áreas de mais interesse e aptidão. Por exemplo, um aluno que quer fazer Engenharia pode estudar mais Física e Matemática; outro, com interesses diferentes, pode até estudar empreendedorismo.

Segundo Jeanine, a mudança será implantada de forma gradativa, iniciando com 120 escolas em 2020, mas, até 2023, todas as 713 unidades educacionais que oferecem o Ensino Médio terão de estar com a implantação completa. "O prazo é o mesmo para escolas da rede privada. No caso de Curitibanos, as duas escolas da rede privada já têm sua carga horária ampliada", informou, acrescentando que Santa Catarina aderiu ao Novo Ensino Médio compreendendo que essa é a forma de aprendizado que realmente irá preparar os jovens para o futuro. "As nossas escolas já estão recebendo materiais tecnológicos como notebooks, computadores e tablets, além da previsão de instalação das lousas digitais, com formação esta semana no Núcleo de Tecnologias (NTE)", concluiu.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711