ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
VARIEDADES

Muito além de um look

Ceciliense Josiane Simão desfilou no 7° Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva

Renata Westphal


Desfilar em uma passarela é a realização de um sonho para Josy. (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

Provando que os estudos sobre tendências e moda vão muito além de aparências, nesta sexta-feira (29), acontece o 7° Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva, uma iniciativa do Instituto Nação Brasil. Neste ano, a ceciliense Josiane Pereira Simão (Josy) será modelo no evento. A comerciária, de 32 anos, realizará o sonho de desfilar em uma passarela, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.  

O evento promove uma disputa entre estudantes da área de Moda, Artes e Design, de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover um debate sobre moda diferenciada e incentivar a criação e produção de soluções e propostas em relação ao vestuário para pessoas com deficiência. "É um sonho que estou realizando. Mesmo não concorrendo a nada, só desfilar numa passarela já é um sonho realizado", comemorou Josy, destacando a importância de incluir pessoas especiais no mundo da moda.


(FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

A ceciliense desfila com um modelo gaúcho adaptável, idealizado por uma estudante de moda do Rio Grande do Sul. "Eu ainda não vi o modelo produzido, mas, como a estilista é gaúcha, ela criou um modelo tradicionalista de acordo com minhas medidas", explicou Josy, que convive, desde o nascimento, com osteogênese imperfeita e ossos de cristal. "Nasci com 52 ossos quebrados e, até os 8 anos, tive fraturas nas pernas, nos braços e nas costelas, em quase todo o corpo, menos na cabeça", relata. Por conta das fraturas, a ceciliense atingiu apenas 1,05 metro de altura e se locomove com ajuda de muletas para evitar qualquer possibilidade de queda.

Casada há dois anos, Josy soube do evento através da Internet, escreveu sua história para a organização e foi selecionada para participar do evento. Ela está muito feliz em poder representar a região serrana de Santa Catarina em um evento de moda inclusiva, pois, com o desfile, levanta a bandeira de moda inclusiva e ainda promove visibilidade para a região onde mora.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711