38 anos.png
38 anos.png
  
ESTADO

Mortes por afogamentos em SC têm redução de 29%, segundo boletim dos bombeiros

Maioria das vítimas eram homens, com idade média de 31 anos, que morreram em praias do estado. De acordo com a corporação, todos as mortes ocorreram em locais sem guarda-vidas.

Por Carolina Fernandes, G1 SC


(Foto: CBMSC/ Divulgação)/

O boletim semanal divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mostrou que, no período de 18 de dezembro a 10 de janeiro, houve redução de mortes por afogamentos no estado. Segundo a corporação, todos os óbitos ocorreram em locais ou horários que não possuíam guarda-vidas no momento da ocorrência. 

De acordo com as informações, foram 17 mortes registradas no período, contra 24 no mesmo intervalo na última temporada. Ou seja, houve redução de 29,17% dos casos.

O documento ainda mostra que a maioria das vítimas são homens com idade média de 31 anos, e que grande parte se afogou em praias do litoral catarinense. Até agora, os bombeiros realizaram 1.268 ações de resgate ou salvamentos.

Morte no último domingo

No último domingo (10), um homem de 24 anos morreu afogado no Rio Manoel Alves, em Morro Grande, no Sul. Segundo testemunhas, o jovem mergulhou e ficou sem submergir por 20 minutos. O corpo da vítima foi encontrado pela equipe subaquática dos bombeiros a três metros de profundidade.

Recomendações

O aplicativo "Praia segura" mostra quais praias têm ou não posto de guarda-vidas e as condições do mar em todo o litoral do estado. O aplicativo é gratuito e ajuda a planejar um banho mais seguro.

Além de alertarem sobre a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de substâncias entorpecentes, os bombeiros ainda enumeraram outras orientações para que os banhistas não se tornem vítimas de afogamentos:

"Procure ficar a uma distância máxima de 200 metros de cada lado do posto de guarda-vidas. Cuidado especial em rios e lagoas. A ausência de correnteza pode dar uma falsa sensação de que ali é um local seguro, mas pode esconder uma série de riscos", alertou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Diogo Bahia Losso.


OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711