37 anos.png
37 anos.png
  
barra números site.png
TECNOLOGIA

Iniciam obras do projeto Cidades Digitais

Primeira etapa inclui três pontos de Internet pública

Por Tatiana Ramos


Obras para instalação da rede iniciaram esta semana (Foto: Prefeitura de Curitibanos) 

Ainda no primeiro semestre deste ano, três pontos de Curitibanos deverão oferecer Internet pública a moradores e visitantes. O serviço será viabilizado pelo programa Cidades Digitais, do governo federal, no qual Curitibanos está inscrito há mais de seis anos e que começou a sair do papel esta semana, com obras de adaptação para interligar o sistema de comunicação dos prédios públicos municipais com a rede de Internet.

Nesta primeira etapa, que deve estender-se por três meses, receberão pontos de Wi-Fi Pública, a Praça da República, Praça Centenário (Parque do Capão) e Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, onde está sendo construído o Jardim Botânico. De acordo com a Secretaria de Administração, a forma de abertura do sistema à população ainda está sendo avaliada.

Com o projeto, serão instalados aproximadamente 24 quilômetros de fibra óptica própria da Prefeitura, de forma subterrânea. Assim, a Administração Municipal terá sua rede própria, equivalente a um provedor de Internet, com grande capacidade de transmissão de dados. O objetivo é que, ao fim da instalação do programa, todas as 40 repartições públicas municipais estejam interligadas, otimizando o atendimento e reduzindo ou eliminando o uso de papel. Para isso, o investimento previsto é superior a R$ 2 milhões.


Cidades Digitais 

Cidades Digitais é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de promover a inclusão digital nos municípios com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes, pontos públicos de acesso à Internet, sistemas de gestão na área pública e capacitação. Curitibanos inscreveu-se em 2013 e, em novembro do ano passado, recebeu os primeiros equipamentos para efetivação do projeto.




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711