37 anos.png
37 anos.png
  
TECNOLOGIA

Iniciam obras do projeto Cidades Digitais

Primeira etapa inclui três pontos de Internet pública

Por Tatiana Ramos


Obras para instalação da rede iniciaram esta semana (Foto: Prefeitura de Curitibanos) 

Ainda no primeiro semestre deste ano, três pontos de Curitibanos deverão oferecer Internet pública a moradores e visitantes. O serviço será viabilizado pelo programa Cidades Digitais, do governo federal, no qual Curitibanos está inscrito há mais de seis anos e que começou a sair do papel esta semana, com obras de adaptação para interligar o sistema de comunicação dos prédios públicos municipais com a rede de Internet.

Nesta primeira etapa, que deve estender-se por três meses, receberão pontos de Wi-Fi Pública, a Praça da República, Praça Centenário (Parque do Capão) e Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, onde está sendo construído o Jardim Botânico. De acordo com a Secretaria de Administração, a forma de abertura do sistema à população ainda está sendo avaliada.

Com o projeto, serão instalados aproximadamente 24 quilômetros de fibra óptica própria da Prefeitura, de forma subterrânea. Assim, a Administração Municipal terá sua rede própria, equivalente a um provedor de Internet, com grande capacidade de transmissão de dados. O objetivo é que, ao fim da instalação do programa, todas as 40 repartições públicas municipais estejam interligadas, otimizando o atendimento e reduzindo ou eliminando o uso de papel. Para isso, o investimento previsto é superior a R$ 2 milhões.


Cidades Digitais 

Cidades Digitais é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de promover a inclusão digital nos municípios com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes, pontos públicos de acesso à Internet, sistemas de gestão na área pública e capacitação. Curitibanos inscreveu-se em 2013 e, em novembro do ano passado, recebeu os primeiros equipamentos para efetivação do projeto.



OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711