37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
JUSTIÇA

'Folha corrida': certidão de antecedentes criminais pode ser solicitada pela Internet

Folha corrida acessada no site do TJ

Por Taina Borges - NCI/TJSC - Comarca de Lages


(Foto: Assessoria de Imprensa) /

Com a pandemia de Covid-19, o número de desempregados em Santa Catarina passa dos 500 mil, conforme pesquisa do Sebrae. Com isso, muitas pessoas estão em busca de um novo posto de trabalho. Entre os documentos solicitados por alguns empregadores está a certidão de antecedentes criminais, chamada popularmente de "folha corrida". Essa e outras certidões podem ser solicitadas pela Internet, no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O cidadão a receberá por e-mail e sem custo. 

Na comarca de Lages, por exemplo, atualmente cerca de 80% das solicitações têm essa finalidade. O marido de Ana Paula Pereira de Oliveira está nessa estatística. Ele precisou do documento para assumir uma vaga de emprego. "Foi muito rápido. Mesmo eu tendo pedido para outra pessoa acessar o site, em menos de meia hora estávamos com a certidão." Alguns também precisam do documento para se tornar um microempreendedor individual.

Ao entrar no endereço www.tjsc.jus.br, basta acessar o menu "Certidões", que fica na coluna da esquerda. Na nova página, o serviço para as comarcas está na segunda parte em verde. Depois de preenchido o formulário corretamente, o download estará disponível em até cinco dias úteis, como prevê a legislação. A distribuidora judicial Daisy Regina Mattos Cardoso diz que as solicitações on-line são atendidas imediatamente.

Ela alerta que pessoas com nomes semelhantes ou comuns devem procurar o atendimento remoto do Fórum. "João da Silva é um nome bastante fácil de encontrar. Pode o sistema não compreender e haver troca de informações. Neste caso, é melhor que nos procure para que possamos atendê-lo de forma mais eficiente", aconselha.

O serviço de emissão das certidões on-line é oferecido pela Justiça desde 2013 para todas as comarcas catarinenses. A pesquisa das certidões é feita em base de dados centralizada com informações desde 1997, quando teve início a informatização do Judiciário no Estado. Pela internet, o cidadão pode pedir certidões nos modelos cível, criminal, para fins eleitorais e de falência, concordata e recuperação judicial.

OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711