37 anos.png
37 anos.png
  
banner-ki-sbaor.png
pc.png
VARIEDADES

Entrelaçados através de sorrisos

Adroaldo e Martha Bochi trabalham há mais de 30 anos em Curitibanos

Por Renata Westphal


(Foto: Renata Westphal)/

Com mais de três décadas de história, o casal de dentistas Adroaldo e Martha Bochi comemoraram neste sábado (3), com sorrisos ainda mais expressivos por conta do Dia Mundial do Dentista. Há 32 anos atendendo em Curitibanos, o casal de especialistas carrega no currículo o amor pela profissão e estudos da área, divisão de experiências e a paixão por trabalhar cuidando de pessoas. 

O casal se conheceu logo no início da faculdade, começaram a namorar ainda no segundo semestre do curso, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, para onde a curitibanense Martha foi em busca dos estudos e Adroaldo lá residia. "Nos conhecemos na faculdade, começamos a namorar no segundo semestre, noivamos ainda na faculdade e nos casamos logo depois da formatura", relembra Martha. 

Dividindo o gosto pelo cuidado da saúde, cada um escolheu a carreira por motivos distintos. "Acredito que tomei a decisão aos 6 anos. Tenho lembranças de estar na cadeira de um consultório e brincar que um dia iria me vingar e também trabalharia como dentista", brinca Adroaldo. Já Martha, que atende especialmente crianças, sempre teve boas experiências com outros dentistas e a orientação vocacional na época de vestibular apontou várias vezes a odontologia.

Embora a história do casal entrelace vida profissional e romântica, os dois destacam que trabalhar juntos é desafiador, mas muito gratificante. "Trabalhamos juntos, mas em consultórios separados, às vezes, só nos encontramos durante as pausas para refeições e à noite no fim de expediente. Na maioria das vezes que sentamos para conversar no consultório é para discutir sobre casos de pacientes", revela Adroaldo, destacando que a melhor parte em dividir a carreira e o espaço de trabalho com a esposa é saber que um está há poucos passos do outro sempre que precisar. 

Curiosos e sedentos pelo conhecimento, os pais de Paulina e Lucas, ainda dividem o tempo para se atualizar na área e repassar os conhecimentos para outros profissionais. Há 18 anos Adroaldo é docente na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e atua em cursos de especialização em Florianópolis. "Antigamente buscávamos conhecimento no Litoral e trazíamos para o interior, agora, contribuímos com o conhecimento, estudamos cada vez mais, aplicamos em nossos pacientes e ainda compartilhamos com alunos, futuros profissionais e já colegas de profissão", destaca Adroaldo que confessa ser a atualização do mundo moderno um dos maiores desafios do dia a dia de um dentista, mas que se torna gratificante a cada sorriso dos pacientes. "Para que possamos trabalhar por muito mais tempo, sempre investimos em bons equipamentos e buscamos acompanhar as novidades para trazer o melhor aos nossos pacientes, e não há nada melhor que a sensação de estar cuidando de pessoas, devolvendo autoestima e a correspondência que temos. 

Já tive pacientes que também seguiram na odontologia por se inspirarem em nosso trabalho e isso é muito gratificante", também destaca Martha. 

Reconhecendo que as formas de trabalho mudaram muito ao decorrer das últimas décadas, Adroaldo relembra que o curso que fizeram na UFSC era o único de odontologia no estado, por isso era muito mais disputado. "Hoje a odontologia se tornou mais industrial e massificada, inclusive entrando para a área da estética, que ainda está sendo regulamentada", comenta o dentista. Para continuar na trajetória odontológica, o casal planeja continuar estudando e aprimorando as técnicas de cuidados dentários, sempre trabalhando com a ciência acima de tudo, assim como fazem há 32 anos.


OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711