35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
AGRICULTURA

Encontro Nacional discute cultura do alho

09 Novembro 2018 08:47:00

Evento será oportunidade para produtores da região mostrarem seu potencial produtivo para o país

Rubiane Lima


POTENCIAL PRODUTIVO. Encontro vai discutir as melhorias necessárias e soluções para enfrentar crise no setor (Foto: Divulgação) /


Representando uma das principais culturas agrícolas de Frei Rogério e região, o plantio do alho será discutido durante o 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, nesta sexta-feira (9), a partir das 13 horas, no Clube Social do Núcleo Tritícola, com participação de produtores de diversos estados do país e orientação de profissionais para redução de custos e aumento da produtividade da cultura. 

O secretário de Agricultura de Frei Rogério Itamir Gasparini destacou que esta será uma grande oportunidade para mostrar o potencial do plantio de alho do município para outros estados brasileiros, chamando atenção para a necessidade de discutir o tema e buscar soluções para contornar a grande crise financeira enfrentada pelos produtores locais desde o último ano, além de levantar a questão para os governantes que vão assumir seus cargos a partir de 1 de janeiro. "Precisamos de um mercado mais leal com os produtores, que representam a principal economia local e estão sendo prejudicados pelas políticas de importação e dificuldade de comercialização de seu produto", explicou. 

Itamir apontou a necessidade de representação política que ampare o produtor nos momentos de crise, com garantias, por exemplo, de preço mínimo para venda, de acordo com o custo da produção; parcelamento de dívidas com bancos; que haja e seja fiscalizado um padrão para pagamento de impostos de importação; entre outras oito pautas que foram levantadas para discussão durante o evento.

No último ano, o setor do alho sofreu com falta de comércio para venda do produto, que acabou estragando em estoque. Segundo o secretário, apesar das dificuldades, não houve redução de hectares de produção. "O produtor adquiriu muitas dívidas e, diante da crise financeira, não pode diminuir a área plantada, mantendo-a igual, mesmo com muito sacrifício, com esperança de poder pagar tudo o que deve das últimas safras. Precisamos que os governos preservem e valorizem o produtor de alho para o crescimento do país", reforçou.

Com programação durante toda a tarde, o encontro é realizado pelas associações nacional e catarinense dos produtores de alho (Anapa/Acapa) e pela Prefeitura de Frei Rogério. Entre os palestrantes do evento, está o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) Rafael Jorge Corsino, que vai debater sobre os desafios e oportunidades de produção. "Investimentos em melhoramento genético, manejo, novas tecnologias e capacitação do produtor são alguns dos desafios que a cultura do alho exigirá do agricultor e de todos os envolvidos na cadeia nos próximos anos", avaliou.

Capital do alho 

De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), cerca de 1.500 propriedades rurais, 89% dos agricultores familiares de Frei Rogério, produzem alho. A cultura é a principal atividade econômica, o que torna a cidade a Capital do Alho da Agricultura Familiar de Santa Catarina. A cultura do alho é seguida pelo feijão carioca e criação de bovinos de corte e leite.

Na década de 1970, o cultivo do alho iniciou com o agricultor Takashi Chonan, imigrante japonês, que observou que o clima da região favorecia o desenvolvimento do alho roxo nobre. Atualmente, existem diversos clones de alho devido à dedicação e ao esforço dos agricultores de Frei Rogério.

Programação 

13 horas - Inscrição

13h30' - Abertura

14 horas - Palestra "Manejo de bacteriose na cultura do alho", com o professor Chukichi Kurozawa

14h50' - Palestra "Manejo de solo e alho livre de vírus", com o engenheiro agrônomo Leandro Hann

15h40' - Palestra "Mercado e perspectivas", com o engenheiro agrônomo Marco Antônio Lucini

16h20' - Painel "Desafios e oportunidades", com Taty Brisolla, Rafael Jorge Corsino, Everson Tagliari, Clovis Volpe e Marco Antônio Lucini

17 horas - Painel "A cultura do alho em SC", com Gilmar Carlos, Itamir Gasparini, Adriana Francisco, Silvio Novacoski e Kaoro Haramoto

17h40' - Encerramento

18 horas - Assembleia Ordinária da Anapa

19 horas - Jantar de confraternização





OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711