ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
VARIEDADES

Encantadora de contos

Valentina foi campeã no concurso de contação de histórias

Renata Westphal


(Foto: Renata Westphal) /

Com a chegada do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), a pequena Valentina de Lopes Ferreira é uma grande inspiração para os colegas da sua faixa-etária e também para todos que tem a oportunidade de ouvi-la contando histórias. A estudante do Pré I do NM Alírio Luiz de Almeida, com apenas 5 anos, foi a campeã mirim do concurso de contação de histórias que aconteceu em junho deste ano, durante a Feira Literária de Curitibanos. Com uma desenvoltura naturalmente simpática, Valentina demonstrou o dom da contação de histórias dentro da sala de aula, mas também ganha motivação da família.  

Entre as histórias que mais gosta de narrar, estão os contos clássicos infantis. "Meus contos preferidos são 'Os três porquinhos' e 'Rapunzel'. Para contar as histórias, eu ensaio em casa e me concentro", elucida a pequena narradora. Ainda não alfabetizada, Valentina explica que lê as histórias a partir de figuras e também reconta as narrativas ouvidas por professoras e familiares.

A caçula de três irmãos carrega no DNA a paixão por livros. "Desde pequenos, incentivei a leitura entre meus filhos, com livros para banheira, emborrachados, contos infantis e, hoje, todos têm o hábito de ler", explica a mãe Elidiane Lopes Ferreira, professora na mesma escola onde as filhas estudam, que também está sempre acompanhada por livros e vê os resultados do incentivo à leitura. Além da pequena Valentina, que foi selecionada entre mais de 130 crianças para o concurso, a irmã Ana Clara, de 12 anos, conquistou o 2º lugar na mesma competição, na categoria entre 6° e 9° ano. "Foi uma alegria imensa ter as duas filhas premiadas. Cada uma tem a sua personalidade, a Valentina é mais desinibida e a Ana é mais tímida, mas conseguiu subir no palco e conquistar um prêmio", relembra.


Elidiane e as filhas Ana Clara e Valentina compartilham paixão pela leitura (Foto: Renata Westphal) /

Para Ana Clara, que ama livros de ficção científica, participar do concurso proporcionou um aprendizado único. "Vencer a vergonha de subir no palco e contar a história 'O lobo que queria mudar de cor' me ensinou a não ligar para o que os outros estão pensando de mim", destacou a pré-adolescente de 12 anos.

Com as vitórias, as irmãs receberam premiações de R$ 500 e R$ 300. Os pais guardaram o dinheiro para as meninas utilizarem no futuro, mas realizaram uma das vontades da pequena Valentina: comprar um pote gigante de Nutella. "Eu fiquei muito feliz quando ganhei, porque recebi uma folha escrito 1° lugar e pude comprar um potão de Nutella", disse Valentina.

Incentivadas pelo pai caminhoneiro Rodrigo e a mãe, as duas meninas e o irmão Matheus formam uma família unida pelo amor à leitura. Elidiane indica o canal do YouTube Varal de Histórias para crianças que gostam de histórias como Valentina.

Veja Valentina contando a história "Os três porquinhos":



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711