35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
ECONOMIA

Dia das Crianças movimenta comércio local

11 Outubro 2018 09:06:00

Gama de opções, tanto em variedade quanto em preço, promete aquecer as vendas até esta sexta-feira (12)

Franciele Gasparini


DATA. Variedade de brinquedos facilita a escolha dos pais na hora da compra (Foto: Franciele Gasparini) /


O Dia das Crianças, celebrado nesta sexta-feira (12), feriado nacional em que também se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, deverá ser de surpresas e diversão para os pequenos que festejam seu dia.

Para quem deixou para última hora, a saída é encontrar estabelecimentos que funcionarão fora do horário comercial comum ou abrirão no feriado, como é o caso da loja de conveniência do Posto Cidade, na Avenida Leoberto Leal, que investiu em nova estrutura e presentes especialmente para esse público.

De acordo com a sócio-proprietária do Posto Cidade Maria de Fátima Sartor, a procura por brinquedos foi grande durante a última semana, mas deve ser ainda maior na véspera da data, justamente pelo costume do brasileiro de deixar tudo para última hora. "A boa notícia é que estaremos abertos e à disposição da população para que possam presentear os pequenos", afirmou Maria de Fátima.

Entre os mais procurados, para as meninas, a pedida ainda são as tradicionais bonecas em tamanhos de bebês e as barbies. Para os meninos, temas de dinossauros e Patrulha Canina são os mais procurados. Além disso, a loja dispõe de jogos de tabuleiro que estimulam o raciocínio e a criatividade, carrinhos, peças interativas e brinquedos voltados aos bebês de zero a seis meses e variedade de opções para presentear os pequenos. "O importante é não deixar a data passar em branco, temos opções de presentes para todos os gostos e possibilidade de pagamento", afirmou Maria de Fátima.


BEBÊS. Há opções para crianças entre zero e seis meses (Foto: Franciele Gasparini) /


Para fugir das dívidas 

Algumas dicas podem facilitar a escolha dos pais que querem presentear: 

Diálogo é sempre bem-vindo

Para que todos fiquem satisfeitos é preciso haver um bom diálogo, por isso, antes de decidir o que vai comprar, converse com a criança. Na maioria dos casos é possível chegar num consenso. No entanto, se ela optar por algo mais caro do que pode pagar, explique a situação e defina metas para poupar juntos e buscar esse sonho em outra ocasião.

Cuidado com a impulsividade

Para saber o que cabe e o que não cabe no bolso é preciso se antecipar e planejar o orçamento antes mesmo de sair de casa. Muitos, na intenção de agradar as crianças a qualquer custo, compram por impulso, sem saber se vão conseguir arcar com as dívidas no futuro, por isso é preciso fugir do endividamento ou inadimplência.

Pesquise para economizar

Conforme o Dia das Crianças vai chegando, vão surgindo cada vez mais promoções relâmpago, mas fique atento e não deixe de buscar os melhores preços, reserve um tempo maior para poder visitar diferentes lojas e negociar com os vendedores.

Se possível, pague à vista

Não tenha medo ou vergonha de negociar descontos, principalmente se for pagar à vista. Caso prefira parcelar, veja o menor número possível de parcelas, já que quanto mais se estende o prazo, mais juros são pagos. Além disso, tenha certeza de que essas parcelas caberão no orçamento dos próximos meses, lembrando que as festas de fim de ano e férias escolares estão logo aí.

Faça diferente

Em vez de comprar algo novo, por que não fazer diferente? Incentive a troca de brinquedos, livros ou roupas que não utiliza mais com amigos, vizinhos ou primos. Assim as crianças podem aprender que quando algo que não serve mais para uma pessoa, pode ser bastante útil e bem-vindo para outra.

Fuja da rotina

Explique que o presente de Dia das Crianças não precisa necessariamente ser algo comprado. Proponha que façam um passeio em família ou com amigos a um parque, ponto turístico ou museu - algo que saia da rotina. Essa experiência pode levar ao aprendizado de que o dinheiro não compra tudo.




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711