Curitibanos,
35anos barrra.png
35anos barrra.png
  

Descarte que protege o meio ambiente

09 Agosto 2018 10:09:00

Empresa tem feito a coleta de óleo de cozinha para destinação correta

Rubiane Lima


(Foto: Divulgação)

Depois de fazer o uso do óleo de cozinha, nem sempre as pessoas sabem como descartar corretamente, sem degradação do meio ambiente. Em Curitibanos, a opção é utilizar as caixas coletoras instaladas nos supermercados Myatã e na Polícia Militar Ambiental, onde o óleo pode ser entregue para destinação correta e reutilização.

As caixas pertencem à Iguaçu Ambiental Coletora de Óleo de Cozinha, de Porto União, e o proprietário Willy Masselai esclarece que, desde 2011, a empresa está licenciada pela Fatma para realização do serviço.

Segundo ele, a motivação vem de infância, por entender que todos devem fazer a sua parte para maior proteção do meio ambiente. Por isso, além da coleta, a empresa oferece palestras educativas, com distribuição de folders para propagação de consciência ambiental. "Nosso foco é o consumidor comum e qualquer quantidade é recolhida, pois um litro de óleo é capaz de prejudicar um milhão de litros de água", revelou.


MEIO AMBIENTE. Empresa disponibilizou dois pontos de coleta de óleo de cozinha em Curitibanos (Foto: Rubiane Lima)/

De acordo com Willy, em Curitibanos, a estimativa de consumo de óleo é de 300 mil litros por mês e, desse total, 25% é descartado na natureza de forma incorreta.

Entre as consequências desse descarte incorreto, o empresário destacou o entupimento do encanamento, uma vez que o óleo passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, atraindo pragas que podem causar doenças, além de obstruir a passagem de água, favorecendo alagamentos no interior das residências e ruas.

Para evitar esse tipo de problema e garantir a destinação correta do óleo usado, a Iguaçu recolhe as embalagens e encaminha a indústrias químicas e fabricantes de moldantes, ração animal e biodiesel.

Willy ressaltou que a empresa está buscando por mais pontos de coleta na região e, para quem tiver interesse, não há custo algum, basta entrar em contato pelo e-mail ambientalnorte@outlook.com ou pelo telefone (42) 99999-8838.

RISCOS

O óleo de cozinha é uma mistura de ácidos graxos insaturados insolúveis em água, ou seja, não se misturam. Como o óleo tem densidade menor do que a água, ele forma uma película que pode causar diversos problemas ambientais.

A camada de óleo sobre a água prejudica a entrada de luz e de gás oxigênio e animais e plantas passam a ter uma oferta menor de oxigênio, o que pode causar a morte desses seres que vivem na água. No solo, o óleo pode atingir o lençol freático, poluindo ou formando camada impermeável que impede a água da chuva de infiltrar-se, aumentando o risco de enchentes.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711