35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
VITICULTURA

Degustação de vinhos em Curitibanos

11 Outubro 2018 09:50:00

Os vinhos foram produzidos a partir de uvas cultivadas na cidade

Tatiana Ramos


(Foto: Tatiana Ramos) /

O Núcleo de Estudos da Uva e do Vinho (Neuvin), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu convidados em Curitibanos, na noite de ontem (10), para uma apresentação de vinhos produzidos a partir de uvas cultivadas na cidade. O encontro reuniu produtores de uva curitibanenses, autoridades locais e enólogos da região.

Segundo o coordenador do Neuvin, professor Leocir José Welter, que fez uma apresentação do projeto ao público, os vinhos selecionados para a degustação foram produzidos a partir de uvas cultivadas na fazenda experimental da UFSC. Ele destacou que o objetivo do encontro foi apresentar o resultado desse projeto a quem já trabalha com uvas e vinhos para avaliação.

Durante a degustação, os participantes experimentaram seis tipos de vinhos, avaliando cor, aroma, gosto, impressão global, valor e características como vinho de mesa.

(Foto: Tatiana Ramos) /

Para o prefeito de Curitibanos José Antônio Guidi (Dudão), que aposta na viticultura como uma alavanca importante de desenvolvimento para a região, encontros como esse são fundamentais para preparar o agricultor local para o mercado de vinhos.

"É uma forma de demonstrar o potencial que temos para a produção de vinhos se o setor for bem trabalhado. A ideia é que cada agricultor transforme-se em uma pequena indústria, gerando empregos e aumentando sua renda", afirmou, destacando a parceria entre a Prefeitura, a UFSC e as Epagris de Curitibanos e Videira para o desenvolvimento do setor na cidade.

Coordenador do projeto de viticultura da Prefeitura de Curitibanos e diretor de Agricultura do município, o produtor Dorneli Serena avaliou que o projeto vive um bom momento e que 16 produtores já estão produzindo vinhos em Curitibanos. Ele destacou, entre os experimentos, que seis tipos de uva mostraram-se mais adequadas ao clima de região e que outras variedades estão sendo testadas. Além disso, o projeto também está desenvolvendo experimentos com sucos.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711