38 anos.png
38 anos.png
  
BRASIL

Alistamento militar on-line segue até junho

Cerimônia de juramento à bandeira está suspensa devida a pandemia

Por Renata Westphal


(Foto: Arquivo A Semana) /

Segue até 30 de junho, o período de alistamento militar para jovens do gênero masculino, que completam 18 anos em 2021. O procedimento é obrigatório e deve ser feito de forma on-line pelo site alistamento.eb.mil.br, cerca de 450 jovens devem se alistar somente em Curitibanos. 

A secretária da Junta Militar do município Jucélia de Quadros Malfati orienta para que os jovens criem suas contas na plataforma digital, com CPF e nome completo, e guardem a senha do cadastro para conseguir acompanhar todo o processo do alistamento, até que o documento de Certificado Digital seja emitido e disponível no sistema. "Depois de realizar o cadastro e o requerimento, o jovem deve salvar ou imprimir o boleto bancário, pagar a taxa de R$ 4,78 no Banco do Brasil e anexar o comprovante de pagamento no sistema", orienta Jucélia. O boleto da taxa pode levar até dois meses para ser gerado. 

Depois de feito o requerimento, a secretária da Junta Miliar orienta para que o cadastro seja monitorado frequentemente, até que o documento de dispensa seja emitido para que o jovem acompanhe o processo. O requerimento também pode ser feito através de acesso em smartphones.

Homens que precisam emitir 2° via do documento, devem fazer o mesmo processo e aguardar o recebimento do boleto da taxa convencional e multa, pagar os valores e anexar os comprovantes no sistema. Assim como no ano passado, em 2021 não haverá cerimônia de juramento a bandeira em decorrência da pandemia. Quem apresentar dificuldades para acessar Internet ou realizar o cadastro, pode procurar auxílio na Junta Militar do município, localizada na Prefeitura de Curitibanos, das13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

A falta da emissão do documento restringe o jovem em participação de concursos, ingresso em cursos superiores e contratações de serviços. 


OculoseCia.gif
Conexão master site.png

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711