35anos barrra.png
35anos barrra.png
  
FREI ROGÉRIO

Alho na pauta dos produtores

08 Novembro 2018 10:43:00

31º Encontro Nacional é amanhã (9)

Tatiana Ramos


(Foto: Marco Antônio Lucini)/

Mais de 300 produtores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás reúnem-se em Frei Rogério, amanhã (9), para o 31º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. A programação inicia às 13 horas, no Clube Social do Núcleo Tritícola.

Com o lema "Os desafios e oportunidades da cultura do alho", o encontro leva a debate a eficiência produtiva da cultura do alho no Brasil, orientando o agricultor sobre como pode produzir mais e com melhor qualidade, reduzindo os custos e elevando a produtividade. Na programação, a novidade do encontro é a realização de dois painéis de discussão sobre aspectos conjunturais da cultura do alho - um de âmbito nacional e outro estadual.

"Investimentos em melhoramento genético, manejo, novas tecnologias e capacitação do produtor são alguns dos desafios que a cultura do alho exigirá do agricultor e de todos os envolvidos na cadeia nos próximos anos", avalia o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) Rafael Jorge Corsino.

O secretário de Agricultura de Frei Rogério Itamir Gasparini lembrou que a safra de alho catarinense (2017/18) enfrentou grandes dificuldades de comercialização, devido ao excesso de importação de alho. Para chamar a atenção para o problema, em abril deste ano, produtores de alho da região realizaram um tratoraço nas ruas de Curitibanos, na tentativa de sensibilizar instituições financeiras e o governo do Estado para prorrogação de dívidas e incentivos, o que amenizaria um pouco a crise do setor. "A situação foi tão complicada que a Prefeitura de Frei Rogério teve de decretar situação de emergência. Mais do que nunca, é preciso discutir as perspectivas de produção mercado, para o produtor continuar apostando na cultura. Afinal, toda crise gera também oportunidades e esse é o desafio", destaca o secretário.

Com programação durante todo a tarde, o encontro é realizado pelas associações nacional e catarinense dos produtores de alho (Anapa/Acapa) e pela Prefeitura de Frei Rogério.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

JORNAL "A SEMANA"
Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida
89520-000  -  Curitibanos/SC  -  (49) 3245-1711